Sergipanos garantem vagas para o brasileiro amador de skate

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

   
      Nos dias 17 e 18 de dezembro acontecerá em São Bernardo do Campo, São Paulo, o Campeonato Brasileiro Amador de Street Skate. Os atletas de Sergipe que competirão neste evento foram definidos nos dias 03 e 04 deste mês, na pista pública da Orla de Atalaia, a Cara de Sapo Skateboard. O blog Contexto Online esteve na última etapa da competição e pôde conferir a força dos skatistas locais, que apesar do fraco reconhecimento do esporte no estado, se esforçam para fazer valer seus sonhos.

     O evento foi aberto ao público, porém contou com poucos espectadores. Uma média de cem pessoas passearam pela pista e puderam conferir o desempenho dos competidores em manobras de tirar o fôlego, numa competição amistosa onde a maioria dos atletas já se conhecia do próprio local. Havia skatistas de outras localidades do Nordeste também, como Bahia, Maceió, Pernambuco e Ceará, que vieram concorrer com os sergipanos pelas vagas destinadas ao estado.

     Apesar da predominância de pessoas na faixa etária dos 15 aos 25 anos, havia um número considerável de crianças presentes, competindo ou assistindo ao evento. Bem como, alguns pais em número bastante reduzido, que foram prestigiar seus filhos que concorriam. Com relação ao número de atletas, eram 70 dividos  em cinco categorias, Amador 1, Amador 2, que não concorria a vagas para São Paulo, Iniciante, Mirim e Feminina – que contava apenas com três meninas, uma de Maceió e outras duas do estado.
Dudu (campeão da Mirim) ao lado de sua mãe.
O garotinho já mostra intimidade com o skate.
Sabrina Neto- Uma das 3 skatistas do evento.

      A competição contava com três jurados que definiriam quem estava mais apto a representar Sergipe em São Paulo no meado do mês. Os skatistas competiam em baterias e cada bateria continha quatro atletas. A quantidade de baterias dependia da quantidade de competidores inscritos, que competiriam no formato Jam Session- cada atleta possuía um minuto para executar sua manobra. Com o novo formato, todos da mesma bateria concorrem simultaneamente executando uma manobra por vez, até que todos tenham completado os oito minutos da bateria. Devido ao tamanho da pista, os oito minutos foram divididos em quatro, onde eles deveriam percorrer a pista A executando quatro manobras e mais quatro na pista B. Dessa forma é possível que o atleta descanse até a sua próxima execução, bem como montar uma estratégia a depender de qual manobra o seu concorrente executou para tentar pontuar mais que ele. E também é possível conferir em quê o adversário errou e trabalhar em cima disso para melhorar sua pontuação.
O jovem Dudu, uma das promessas do skate  no estado.

.
.
Silvio Oreia dando show com seus saltos.

Davizão levando a galera ao delírio.

Jhon Tarobinha voando alto.

     A organização do evento queixou-se da falta de recursos e de parceiros para a realização do Campeonato, mas isso não impediu que eles tocassem o projeto em frente pelo seu segundo ano consecutivo. As inscrições da competição custaram trinta reais, para o circuito principal, e mais um quilo de alimento não perecível, que seriam doados à igreja Nossa Senhora de Guadalupe e destinados à Pastoral da Família, para finalmente serem distribuídos para cem famílias da Coroa do Meio. Em 2010 ocorreram três etapas do evento, entretanto, esse ano uma das etapas teve que ser cancelada por falta de parceiros.

Maurício Pimentel- Sec. de Esportes.
     No Nordeste só há dois circuitos principais de skate, o sergipano e o cearense. O cearense só conseguiu três vagas, assim  como o sergipano, apesar de Fortaleza oferecer uma ampla estrutura e incentivos aos seus atletas, por parte do governo do estado e prefeitura. Porém, um dos integrantes da Confederação Nacional de Skate, que é de Aracaju, mediante a demanda dos atletas de outros estados que concorrem também em Sergipe, conseguiu aumentar a quantidade de vagas para 10, alcançando até o dia da competição 15 vagas, sendo cinco para o feminino, cinco para a principal e cinco para iniciantes. O Secretário de Esportes, Maurício Pimentel, estava presente no momento em que foi informado o aumento de vagas e garantiu aos atletas o ônibus que irá conduzi-los à competição em São Paulo. Eles já possuíam o alojamento com as vagas e agora conseguiram o translado. 

     Apesar de ser um esporte como qualquer outro, e por mais competitivo que seja, no skate há um companheirismo diferenciado entre os competidores, que vibram com a vitória do adversário e durante a execução de uma manobra bem sucedida. Bem como há a motivação em caso de derrotas ou manobras mal executadas, o que difere dos demais esportes, como futebol, em que é necessário a derrota de um, para o sucesso do outro, sem que o mérito seja dado à aquele. Essa estrutura de competição amistosa presente no skate permite que ele seja um esporte de interação social, onde a competição por si só, acaba relegada a um segundo plano, onde o que importa é a execução de uma boa manobra e o reconhecimento de seus iguais.

Pódio da Amador 2 - Principal categoria do evento.






                                         
                                        
                                         Acompanhe abaixo o vídeo da final do campeonato.






Repórter: Matheus Alves
Fotos: Matheus Alves e Portal Cemporcento Skate (J. Detefon)
Editor/Box: Eduardo Ferreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse meu editor BOTA PARA F!!!!

Ficou SHOW Edu. Parabéns cara! *-*

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010