Maternidade realiza inscrições para o Projeto Doulas Voluntárias

terça-feira, 5 de março de 2013

Doula Cinara aplica massagem na gestante.
Foto: Ricardo Pinho/FHS

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) está com inscrições abertas, até o dia 12/03, para formação da terceira turma que atuará no projeto ‘Doulas – Cuidando do Bem Nascer’. O projeto voluntário visa oferecer suporte afetivo, físico e emocional às gestantes na perspectiva da garantia de um parto humanizado. As mulheres interessadas em ser uma ‘amiga do parto’, como são conhecidas as doulas, devem procurar a unidade de saúde para realizar um agendamento presencial e participar da seleção.

Disponibilidade de tempo, comprometimento e vontade de ajudar ao próximo, esses são os critérios para ser uma doula. Não é necessário que a voluntária seja profissional de saúde, é preciso que tenha disposição para ajudar. Mas por envolver situações de alto risco, todas as selecionadas passam por uma entrevista com o setor psicológico. Vamos analisar seu perfil histórico-social e sua vivência emocional. A partir daí definimos se está apta ou não para ser uma amiga do parto”, explicou a psicóloga Sílvia Anjos, responsável pelo projeto.

O resultado da seleção será divulgado no próximo dia 14. Segundo a médica Priscila Batista, as 30 mulheres selecionadas passarão por um curso com duração de 30h, entre os dias 18 e 22 deste mês, com o objetivo de trabalhar a estrutura emocional e desenvolver atividades práticas como condutas de massagens relaxantes, exercícios respiratórios, posições que aliviam as dores do parto. Depois do curso, inicia o estágio prático de seis meses. Finalizado o estágio, o título de doula é entregue após um ano de trabalho voluntário.

Com perfil variado, as mulheres que atuam como doulas na MNSL são jovens, idosas, empregadas, desempregadas e aposentadas. Todas unidas pela vontade de ajudar ao próximo. É o caso da professora aposentada Sandra Vivas, que participa a um ano do projeto. Dedico um dia da semana ao projeto, volto para minha casa mais feliz por ter ajudado uma mãe em um dos momentos mais importantes de sua vida, o parto. Com a nossa presença, elas ficam mais tranquilas, mais calmas, a dor diminui. Isso é gratificante”, afirmou.

Foram registrados 243 atendimentos de Doulas na MNSL em 2011. “É importante considerar que neste ano ainda estávamos desenvolvendo a planilha de registro de atendimentos, o que acabou dificultando o total registro de atendimentos”, informou Sílvia Santos. No ano de 2012, o projeto realizou um total de 1.137 atendimentos.

Vídeo
A doula Sarita Evangelista explica o que é e o que faz uma doula. A entrevista foi concedida ao programa ‘Amazônia Mulher’, exibido pelo canal Amazon Sat, afiliada Rede Globo no Amazonas. Assista ao vídeo:


Repórter: Roberto Aguiar
Edição: Suzanmelila Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010