O snipe é um barco de quinze pés para dois velejadores, e possui duas velas. A principal que é regulada pelo timoneiro e a buja, controlada pelo proeiro. A classe snipe é organizada em todo o mundo, e considerada uma das mais técnicas da vela, priorizando o conhecimento técnico e não apenas o lado físico do atleta, e isso permite que velejadores de diferentes faixas etárias possam competir em iguais condições.
Barcos alinhados para saída |
Nos dias 12,13,14,15 de novembro, Aracaju sediou no Rio Vaza Barris mais uma etapa da classificatória para o campeonato brasileiro de 2012, que também vai acontecer na capital de Sergipe. A etapa contou com a participação de aproximadamente 40 duplas de diferentes estados do Brasil, como: Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas e Sergipe.
Comodoro do Iate Clube de Aracaju, Fernando Sobral |
Velejador, Alfredo Brandão |
ficou colocado entre os três primeiros em muitos dos
campeonatos brasileiros que disputou em vários estados.
Alfredo conquistou vários títulos no esporte, como: três vezes Campeão Norte/Nordeste, e algumas vezes, ficou bem colocado em algumas competições até mesmo fora do Brasil. O velejador fala do snipe em sua vida, “o snipe é tudo para mim, se eu morresse hoje dentro de um barco, morreria feliz, pois estaria fazendo uma coisa que amo”, relata o velejador emocionado. Ele ainda falou do orgulho em ter um dos seus filhos como o sucessor dele no esporte.
Apesar da idade considerada avançada por muitos, Alfredo falou que está se preparando para o campeonato brasileiro em 2012 que também será disputado em Aracaju, “se daqui pra lá, estiver com vida e saúde, vou disputar o próximo campeonato”, afirma Alfredo Brandão.
Por Wallison Oliveira
Fotos: Wallison Oliveira
Edição: Samara Menezes
Fotos: Wallison Oliveira
Edição: Samara Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário