Ponto de Cultura promove edição de cineclube

terça-feira, 2 de abril de 2013


O Ponto de Cultura “Juventude e Cidadania” promoveu sua primeira edição de cineclube itinerante. Com a exibição do curta-metragem sergipano “Do outro lado do rio” e a presença de Graziele Ferreira, diretora Nordeste do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC), o evento marcou uma das primeiras atividades desenvolvidas pelo grupo em 2013.


ASSISTA “DO OUTRO LADO DO RIO”, CURTA SERGIPANO EXIBIDO NO CINECLUBE




Ganhador de melhor curta-metragem no Festival Iberoamericano de Sergipe (Curta-se) em 2011 e exibido no Festival Internacional de Curta-Metragens de São Paulo (Kinoforum) e no Festival de Paris, Do outro lado do rio foi produzido por vinte alunos em um curso de realização em audiovisual organizado pelo NPD Orlando Vieira em 2010. O filme conta o dia-a-dia de um pescador e sua filha, e você pode conferi-lo na íntegra clicando no player acima.

O “Juventude e Cidadania” atua desde 2002 com oficinas de teatro, música e audiovisual para crianças e adolescente de escolas públicas. “Queremos trazer informação às pessoas, sobretudo aquelas que já estão no processo de aprendizagem do audiovisual. É um trabalho que de certa forma é uma extensão do que é a experiência da oficina. Também refletimos sobre o que é feito com pessoas que participam da produção desses trabalhos”, explica José de Oliveira Santos, professor e coordenador pedagógico do Ponto.

Para Graziele Ferreira, diretora Nordeste do CNC e ex-diretora do Núcleo de Produção Audiovisual Orlando Vieira (NPD) em Aracaju, a iniciativa colabora para uma expansão do cenário audiovisual no estado. “É importantíssimo que existam espaços alternativos de exibição como esses, para que se escoem produções que não têm acesso às grandes emissoras de tv e aos grandes circuitos comerciais de exibição”, diz.

Além de promover o cinema local, o encontro também movimenta debates e discussões. “Você conversa não só sobre os problemas do audiovisual aqui, como também vê o que há de novo e de antigo, o que é importante”, fala Lucas Ranieri, estudante e membro do “Juventude e Cidadania”. Cleverson Silva, professor de filosofia, também classifica o evento como uma boa experiência. “Ótimo para tirar dúvidas e saber como cada vez mais a gente pode se articular e se conhecer.”

PONTOS DE CULTURA

Fruto de uma política de apoio entre a Secretaria do Estado da Cultura de Sergipe (Secult) e o Ministério da Cultura (Minc), o projeto viabiliza investimento em pequenas atividades culturais sem fins lucrativos, selecionados por meio de edital público. Em Sergipe, atualmente, há cerca de 30 projetos desenvolvidos através dessa iniciativa.

Os dois últimos editais lançados para seleção de grupos foram em 2008 e 2010. Desde então, os incentivos não mais ocorreram. Consultada, a Secult informou que o Ministério da Cultura, desde a chegada da ministra Marta Suplicy, está estudando um novo formato para repasse de recursos aos Pontos de Cultura, com o objetivo de tornar o processo menos burocrático. Por isso, até então, as seleções via editais nos Estados para novos pontos estariam temporariamente suspensas.  


Texto e Imagem: Ruhan Victor Oliveira
Edição: Camila Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010