Lixo aumenta risco de inundações em Aracaju

domingo, 16 de maio de 2010


As avenidas Brasil, Francisco Moreira, Simeão Sobral, Visconde de Maracaju e Airton Teles ,todas localizadas em Aracaju, estão em situação crítica segundo a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (EMSURB) que aponta o lixo jogado inadequadamente como principal fator do problema dos alagamentos nessas áreas. Conforme os dados a ENSURB recolhe todo mês mais 1.000 toneladas de lixo despejados inadequadamente na capital sergipana.

A Prefeitura coleta mais de 11.000 toneladas de lixo domiciliar por mês em Aracaju . Porém, grande parte do lixo como entulhos, materiais de construção, resto de animais, mobílias (tais como armários e sofás) ainda vão parar nos esgotos, nos canais de escoamento e nas ruas. Em conseqüência nos peridos chuvosos avenidas como Airton Teles já são vítimas constante de inundações.

O Governo tenta controlar a situação. Com intuito de amenizar o problema trabalhadores da Empresa Municipal de Serviços Urbanos utilizam máquinas e a própria força humana para fazer a retirada de lixos. “Esse trabalho mecanizado é executado em canais específicos, onde não é possível utilizar outros métodos como o manual e o de barragem", explica Reinaldo, Coordenador de Aterro Controlado da EMSURB quando perguntado sobre a dificuldade de limpar as redes de escoamento entupidas.

Dimensão do problema

O perigo do lixo despejado inadequandamente veio a tona em abril de 2010 quando a chuva intensa inundou Bairros Aracajuanos deixando vários desabrigados e 4 feridos.“Por causa do entupimento dos esgotos, a água nas ruas batia na altura do joelho. As pessoas ficaram impossibilitadas de entrarem em suas casas”, relembra angustiada Maria Josefina Tavares Santos moradora do Bairro Orlando Dantas, professora de Educação Física e estudante de Publicidade.

O freteiro Gilberto dos Santos, 54 anos, acredita que a situação foi simplesmente o prenúncio das catástrofes que virão. “Penso que futuramente tudo será bem pior. Jogamos lixo hoje, e amanhã eles retornam para nós”, afirma. Sem duvida os dejetos jogados diariamente em locais indevidos pelos próprios Aracajuanos agravam a situação.

Por: Karina Garcia
(karinagarciaufs@yahoo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010