Auto-Escola Pública de Aracaju completa um ano

domingo, 16 de maio de 2010


O Centro de Formação de Condutores Seixas Dória (CFC) leva à população de baixa renda o benefício da Carteira Nacional de Habilitação(CNH). Mais de 100 condutores já foram formados desde a fundação desse Centro que através de parcerias com outras instituições concede cursos e exames de trânsito completamente gratuitos ao povo de Aracaju.

Criado em 7 de agosto de 2007 através do Decreto Municipal nº 1.386 e em atividade desde março de 2009, o CFC é uma parceria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Conforme a diretoria do Centro para se matricular é preciso ser registrado no cadastro único da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e comprovar por meio de declaração a sua formação escolar em centros de ensino da rede pública.

De acordo com a diretora geral do Centro de Formação de Condutores, Édila Dias, o objetivo da exigência destes cadastros é para comprovar o título de carência dos participantes e evitar que haja “a inclusão de pessoas no programa que não necessitem do benefício, mas que consigam entrar através de pedidos de autoridades políticas ou administrativas”, explica.

Surgimento da idéia

Segundo informações da diretora geral, a idéia inicial para o CFC surgiu num encontro inusitado, no estacionamento do mercado Albano Franco, entre um lavador de carros e o superintendente de transporte e trânsito na época, Antônio Samarone. “O flanelinha parou o superintendente e perguntou a ele o que era preciso fazer para obter um registro de habilitação, já que ele não tinha condições de exercer ativamente as atividades de manobrista e motorista devido à falta do registro”, diz.

A primeira turma do Centro de Formação atendeu a esta classe profissional e formou 15 alunos de uma turma inicial de 40 pessoas. Para a diretora geral Édila Dias, ainda é vívida na sua memória a imagem de alegria e satisfação dos alunos ao receberem o documento de habilitação pelas mãos do prefeito Edvaldo Nogueira. “Foi gratificante verificar a expressão de euforia e satisfação dos alunos. Eles vibravam a todo o momento. Foi bastante especial esta cerimônia”, recorda.

Resultado

O CFC já realizou a formação de quatro turmas, com uma média de 25 alunos por classe e aulas do projeto completam uma carga horária de 45 horas para aulas de conteúdo teórico e 30 horas para aulas práticas, ocorridas entre os turnos da manhã e tarde. O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN) abnegou dos candidatos todas as taxas referentes aos exames clínicos, psicológicos e das provas teóricas e práticas necessárias para a obtenção da carteira de habilitação.

Matricule-se

No dia 17 de maio de 2010, se iniciam as atividades da nova turma de alunos matriculados nas aulas teóricas do curso que terá encerramento em um prazo de duas semanas. Para obter mais informações sobre como participar do programa, basta ligar para a central de atendimento do Centro de Formação de Condutores, no número: 3179- 1408. O CFC está localizado na antiga sede da escolinha de Trânsito do SMTT.

Por: Andreza Lisboa
(andrelis969@hotmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010