Na primeira semana de junho, durante a realização da Semana UFS Ambiental, professores divulgaram a campanha da coleta seletiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e abriram concurso para a escolha do slogan que acompanhará a logomarca do projeto. Tema freqüente em campanhas ambientalistas, como a de coleta seletiva atuam como boas estratégias para conter a proliferação desenfreada do lixo e preservar, por extensão, o meio ambiente.
A professora do Departamento de Ciências Ambientais da federal, Laura Jane, uma das principais responsáveis pelo projeto, conta que logo que chegou à Universidade interessou-se pela questão da destinação dos resíduos sólidos do lugar. A iniciativa começou a ganhar corpo quando, ministrando a disciplina Educação Ambiental, sugeriu aos seus alunos que abordassem o tema a partir do próprio Campus. Seus alunos descobriram que a Universidade possuía um lixão, hoje inexistente, onde eram estocados os resíduos. Com isso, resolveram montar um breve panorama em vídeo sobre a forma de recolhimento e o destino do lixo recolhido na Universidade.
Quando lhe foi proposta a idéia de montar o vídeo para retratar o tema, Laura brinca que “em cinco anos de Universidade tinha aprendido a plantar árvores, não a criar vídeos”. Solicitou então, o auxílio do professor Mateus Felizola, do Departamento de Comunicação, que na época estava orientando alunos interessados em abordar a temática ambiente em Trabalhos de Conclusão de Curso. Uniram-se então as idéias e o vídeo foi montado. Depois disso, a professora, que possui a inquietude característica daqueles que querem mudar o mundo e conhecem a importância da ação continuada, montou e expandiu o projeto. Hoje a iniciativa conta com a participação de professores e alunos dos departamentos de Psicologia, Engenharia, Comunicação e Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA.
A Logomarca e o concurso do Slogan
A logomarca do projeto foi criada por dois alunos do curso de publicidade da UFS, Carlos Alberto e Caéu. “Montamos a marca seguindo a sugestão de uma professora de Psicologia Comportamental, ela sugeriu que utilizássemos três cores de coletores, ao invés das quatro comumente utilizadas”, explica Alberto. As três cores, citadas por Alberto, representarão lixo orgânico, reciclável e não reciclável. Para o slogan, o professor Mateus Felizola explica que no início pensou-se em “criar a marca e o slogan, mas e vocês [comunidade acadêmica]? Vocês teriam que participar também”, reforça. Daí surgiu a idéia da criação do concurso. Alunos e professores poderão criar o slogan que acompanhará a marca. A data para submissão dos slogans ainda será divulgada oficialmente.
Para mais adiante
O projeto prevê para 2011 a construção de um galpão onde funcionará uma cooperativa formada por cerca de 30 famílias. Antes disso, porém, a professora ressalta a importância de promover “a questão da conscientização para reduzir os resíduos. E que vá para o galpão o que a gente já não consegue utilizar”, ressalta. Para tanto, Laura afirma que estão sendo feitos estudos e pesquisas para que se possa conhecer “o que as pessoas pensam sobre educação ambiental, para que juntando esses pontos de vista possamos trabalhar da melhor forma o tema”, explica.
A iniciativa está inserida em um projeto maior, o UFS ambiental. De acordo com o coordenador da PRODEMA, Fred Amado, a campanha “é apenas um ramo do projeto UFS Ambiental, cuja proposta é discutir o ambiente natural e cultural em todos os campi”, explica. O UFS ambiental, de acordo com Fred, está em processo de institucionalização e contará com espaço físico próprio com o objeto maior de incentivar a prática de pesquisa e extensão voltada à temática do Meio Ambiente.
Por Thayza D. M.
(dmthayza@hotmail.com)
Fotos: 1. Prof. Mateus Felizola (Maluh Bastos/EmpautaUFS) 2. Carlos Alberto, aluno de publicidade (Thayza D. M./Contexto Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário