Número de creches municipais em Aracaju é insuficiente

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Obrigados a trabalhar fora de casa e sem condições econômicas para contratar uma boa babá para seus filhos, alguns pais - muitas vezes mães e pais solteiros - acreditam que a solução viável são as creches municipais próximas de sua residência, que em Aracaju são administradas pela Secretaria Municipal de Educação, a Semed. As creches municipais são distribuídas em toda capital a fim de atender a toda a população.

De acordo com Maria José Barreto, Coordenadora de Educação Infantil da Semed, existem vinte creches municipais funcionando em Aracaju, em diversos bairros, principalmente nos mais carentes. A exemplo, do Bairro Santa Maria que possui duas creches para melhor suprir a demanda da população.

As creches possuem 110 educadores profissionais, “alguns em fase de seleção, mas todos qualificados com ensino superior pedagógico ou no mínimo com nível médio pedagógico”, afirma a coordenadora. As unidades atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, que ao completarem 4 anos são encaminhadas para a pré-escola que existe em quase todas as instituições dessa forma a criança não perde o vínculo com a creche, só muda de rotina, e os pais continuam a ter essa assistência.

As creches possuem um cronograma diário que vai das 6h da manhã, hora de chegada, até as 18h30min, horário que se presume que os pais retornam do trabalho. Durante o dia as crianças recebem cinco refeições, tomam banho, participam de brincadeiras de roda, tomam banho de sol, ouvem histórias e descansam, tudo isso com o acompanhamento dos educadores.

A Semed tem parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, que realiza o atendimento médico de urgência nas crianças, faz orientações sobre escovação dentária e também vacinações. Uma equipe da Educação Infantil da Semed coordena o acompanhamento pedagógico das creches, realizando cursos de aperfeiçoamento constantes com os educadores, como dar banho em bebês, alimentação e educação.

Os pais que necessitam do auxílio de creches devem procurar a unidade mais próxima da sua residência, verificar o período de matrícula e dentro desse período levar os documentos da criança. Os documentos necessários são: certidão de nascimento, cartão de vacinação e duas fotografias 3x4.

As unidades de acompanhamento infantil não possuem o mesmo tamanho e consequentemente não têm a mesma capacidade de atendimento. Uma das maiores creches da capital recebe 130 crianças anualmente, enquanto a maioria recebe apenas de 30 a 40 crianças, devido a pequenas estruturas. Número ainda pequeno para uma demanda que cresce a cada ano.

O número de creches ainda não é suficiente para atender toda a sociedade, mas segundo Maria José já existe um projeto de ampliação do número de instituições, até 2012 serão abertas mais quatro unidades. Em março deste ano a prefeitura inaugurou mais um centro de atendimento localizado no bairro América. A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Fernando Guedes tem capacidade para 110 crianças e possui uma estrutura diferenciada das demais, revela a coordenadora.

Saiba onde estão localizadas algumas creches em Aracaju:

Por Samara Menezes
(samaramenezes88@gmail.com)

Foto: Márcio Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010