Aumento no preço de transportes semiurbanos

quinta-feira, 15 de julho de 2010



A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou por meio de resolução, publicada no Diário Oficial da União, o reajuste de 1, 195% a ser aplicado sobre a tarifa vigente do transporte semiurbano (até 75 km) interestadual e internacional de passageiros. O reajuste passará a valer a partir da zero hora do dia 25 de julho.

Para as linhas de maior percurso, está em vigor desde o dia 1º do mês de julho o aumento de até 2,13%.

A ANTT ressalta que os reajustes são feitos uma vez por ano, no mês de julho, e estão restritos às tarifas interestaduais e internacionais, uma vez que as tarifas municipais e intermunicipais são reguladas, na maioria das vezes, pelas secretarias dos Transportes. Mas as tarifas de embarque não estão aí incluídas. O transporte de passageiros é tratado nas três esferas de governo:



Segundo a Agência, os aumentos estão previstos nos acordos feitos com as empresas e o cálculo deles leva em consideração coeficientes que estão previstos nos contratos e a necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro entre permissionárias e autorizadas a realizar o transporte de passageiros.

O grau de importância desse serviço pode ser medido quando se observa que o transporte rodoviário por ônibus é a principal modalidade na movimentação coletiva de usuários, nas viagens de âmbito interestadual e internacional. De acordo com a ANTT o serviço interestadual, em especial, é responsável por quase 95% do total dos deslocamentos realizados no Brasil.

Alguns estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) utilizam bastante esses transportes, por exemplo, Alinne Peixoto, estudante de enfermagem, não concorda com o aumento, já que se desloca com frequência de Feira de Santana (BA) para São Cristóvão (SE) e relata que apesar do aumento não percebe melhorias nos transportes.


Já a estudante Nathássia Costa que viaja todos os dias de Cícero Dantas para o Campos da UFS reclama dos serviços prestados pelas empresas de ônibus. “Considero um abuso o preço das passagens, é muito difícil estudar longe de casa, além dos gastos que temos na universidade, ainda pagamos um preço alto pelo transporte porque não utilizo o transporte da prefeitura” diz.

Por Samara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010