Movimento nos hotéis aracajuanos cresce em julho

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Apesar de ser um mês de férias, julho não é considerado um integrante da alta estação para os hotéis do país. Em Aracaju não é diferente, pois se trata de um período chuvoso. Porém, mesmo com as implicações, os hotéis experimentam estratégias para aumentar o número de hóspedes no decorrer desse mês.


Segundo o gerente de um hotel da capital, Gláucio Wendel, julho não é um mês bom para os negócios. “Nós da hotelaria o consideramos um mês regular. A época junina é muito proveitosa, mas assim que ela acaba, a quantidade de clientes começa a cair expressivamente”, explica.


Contudo, de acordo com o gerente noturno de um outro hotel, Samuel Maurício, as expectativas para esse mês são boas em virtude da campanha eleitoral. “Como várias campanhas não são elaboradas em Sergipe, os marqueteiros políticos tem que vir à capital para conversar e decidir sobre o que vai ser feito. Eles utilizam o nosso espaço para reuniões desse caráter”, apresentou.


“Normalmente julho é um mês fraco que o hotel utiliza para se organizar e testar estratégias, como oferecer a opção de travesseiros aromáticos, por exemplo. Mas por conta do ano eleitoral estamos esperando uma ocupação acima de 60% devido ao público dos políticos e seus funcionários”, declarou.


A Copa do Mundo, que era um fator que poderia alterar o fluxo de clientes positivamente ou negativamente, se mostrou neutro. “Não percebemos nenhuma alteração relativa à quantidade de pessoas em função da Copa do Mundo. Entretanto, não a deixamos passar despercebida e exibimos os jogos em um telão para os hóspedes que quiseram ficar no hotel“, salientou Samuel.


Perfil do turista


Os turistas brasileiros mais presentes são os soteropolitanos que vem à Aracaju a passeio. “Em todos os hotéis o que se vê são os “turistas de fim de semana”, que na grande maioria das vezes são de Salvador e buscam o lazer em um curto período de estadia”, disse.


No caso da fatia estrangeira, a maior parte vem dos Estados Unidos e da Europa. “Esse tipo de público chega até nós por fazermos parte de uma grande rede de hotéis. Como eles já conhecem o padrão de qualidade, se sentem mais seguros para se hospedar. Em agosto, como é o início das férias européias, já estaremos esperando um aumento de europeus”, esclareceu.


Para a paulista Renata Colivioto, farmacêutica, o que mais chamou a atenção em sua estadia na cidade foi o estado de conservação dos espaços públicos. “Aracaju é muito bonita, mas é, principalmente, limpa. A orla é bastante organizada e bem cuidada”, disse. Já para a dentista Daniela Cerqueira, mineira residente em São Paulo que visitou pela primeira vez a cidade no último fim de semana, os pontos fortes são a praia e a gastronomia. “Praia é sempre muito bom e ainda tivemos sorte porque fez tempo aberto nos últimos dias. A comida aracajuana é muito saborosa e chamou a minha atenção”, opinou.


Valéria Cabral, pedagoga paulistana que veio à Aracaju para aproveitar as férias de julho, escolheu a capital sergipana porque era uma das cidades que ainda não havia visitado no Nordeste e por ter chamado a sua atenção na hora de pesquisar. “Já fui à Natal, Maceió, Porto Seguro, diversas cidades. Mas quando estava pesquisando, Aracaju se destacou em relação às outras por ser organizada, um diferencial na região Nordeste”, explicou.


Em relação à escolha do hotel o que mais influenciou foi o fato de ser próximo à praia. “Foi a minha maior exigência. Claro que levamos em consideração a infraestrutura, o fato de ter piscina, e o conforto, mas uma boa localidade e estar perto da praia era fundamental”, disse a pedagoga.


Para a paulistana, existem vários diferenciais na cidade. “O que estou achando mais interessante é a modernidade que Aracaju tem. Os prédios são bem cuidados, a cidade é limpa, sinalizada, os carros param na faixa de segurança. Está sendo muito gratificante poder observar essas características”, enumerou.


por Carol Correia

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