Em virtude da comodidade e facilidade, cresce no país o número de consumidores que estão fazendo suas compras pela internet. De acordo com os dados fornecidos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2009, 19% dos entrevistados já realizaram compras pela internet. Mas segundo o PROCOM é preciso ter muito cuidado, já que nem todos os sites de compras estão legalmente aptos a fazer determinadas vendas, e só o fato de estar na internet não garante que a empresa realmente exista e que você consumidor realmente irá receber o produto pelo qual pagou.
Para isso o PROCON alerta que antes de comprar algum produto, é importante observar os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança e a confidencialidade da transação eletrônica. Além disso, é importante que, ao receber o produto, o consumidor deverá observar se com ele veio a nota fiscal e verificar o estado do produto antes de assinar os termos de recebimento.
“Gosto de comprar pela internet e acho bem prático. E como sou um colecionador de mangás, a única possibilidade de aumentar a minha coleção é comprando-os pela internet, pois não são vendidas em algumas bancas de jornais e revistas” afirma o estudante Bruno Santos.
Com relação à segurança nas compras o estudante afirma já ter tido problemas. “Tive problemas uma vez, esperei pela mercadoria que deveria chegar em 15 dias e em um mês a mercadoria ainda não havia chegado. Nesse caso liguei para os fornecedores para saber o motivo da demora e eles me informaram que houve alguns problemas, porém não me explicaram claramente, mas no final reembolsaram meu dinheiro”.
Ele ainda afirma ter cautela ao comprar, pois “compras feitas virtualmente sempre estão sujeitas a falhas e é bom ter muita atenção para saber agir em casos de problemas”.
Outra recomendação do PROCON é entrar em sites com boas referências, indicados por amigos ou familiares. Anotar as informações que permitam identificar e localizar a sede do fornecedor (como CNPJ, endereço) e manter contato (e-mail, telefone e/ou fax), caso seja necessário obter esclarecimentos ou registrar reclamação.
Dicas para fazer boas compras na internet e evitar possíveis dores de cabeça:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário