Núcleo de Produção Digital: cursos e mostras de cinema

domingo, 18 de julho de 2010


Com a intenção de qualificar profissionais do audiovisual, apoiar a produção local e fornecer aos sergipanos acesso a filmes e debates, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) foi criado em setembro de 2006 pelo Programa Rede Olhar Brasil, do Ministério da Cultura. Todas as atividades são gratuitas e a instituição hoje já conta com dois projetos fixos e oferece cursos esporádicos com os melhores profissionais do país.

Dentre as temáticas que o Núcleo aborda em seus cursos estão: a formação de atores, operador de câmera, produção de set, operador de sted cam, história do audiovisual em Sergipe, entre outros. Existem também os cursos sequenciados que objetivam uma formação completa do aluno na área do audiovisual, compreendendo as partes de produção, direção, roteiro, som design e fotografia.

De acordo com a coordenadora pedagógica do NPDOV, Carla Santos, os cursos sequenciados não têm, exclusivamente, a função de complementar uma graduação no setor. “Mesmo quem não tem embasamento nenhum na área pode se tornar um excelente profissional, pois os cursos oferecidos dão uma boa formação e tem conteúdo contundente”, explicou.

As mostras de filmes ‘Paralela Infantil’ e ‘Um Mergulho no Cinema’ já são conhecidas pelo público, pois são fixas dentro da programação do Núcleo. No caso da ‘Paralela Infantil’, que, como o nome sugere, é voltada para crianças, mas que também atrai pedagogos, as exibições são realizadas todas às quartas-feiras pela manhã e pela tarde. Ao final, um debate sobre o filme exibido é promovido a fim de analisar a recepção das crianças.

Já ‘Um Mergulho no Cinema’ ocorre uma vez por mês com a exibição de uma seleção
temática de curtas. Durante a mostra, o curioso é que as pessoas podem utilizar a piscina que o Núcleo dispõe ao mesmo tempo em que o filme é exibido em um telão. No último mês o tema escolhido foi futebol em virtude da Copa do Mundo. Porém, a escolha do tema do mês de julho ainda está sendo analisada.

Para Carla, o NPDOV desempenha um papel fundamental na área em que atua. “Nós ajudamos a formar profissionais mais qualificados, o que fomenta e melhora a qualidade do que é feito na televisão, no cinema e na comunicação em geral”, declarou. A respeito da programação para o segundo semestre, a coordenadora explicou que ela ainda está em fase de elaboração e será divulgada no blog do NPDOV assim que confirmada.



O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira fica localizado na rua Lagarto, nº 2161 – Salgado Filho. Telefone: 3211-1505. Email: npdorlandovieira@gmail.com

Por: Carol Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010