Marinete do Forró: diversão e arrasta pé.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ao som do autêntico forró pé de serra e de muita animação, turistas e sergipanos fazem um divertido city tour a bordo de um ônibus estilo jardineira, intitulado de Marinete do Forró, por alguns dos principais pontos turísticos de Aracaju. Em sua décima edição, o “roteiro da alegria”, tem incrementado a programação junina da capital sergipana.

O percurso começa às 14h na Orla da praia de Atalaia, onde a Marinete é aguardada pelos seus passageiros. Os pontos de embarque são os hotéis, até que seja preenchida a capacidade permitida, 40 pessoas. O participante recebe uma pulseira de identificação que informa seu vínculo com o transporte e a diversão começa.

O ônibus segue por toda a orla sob a orientação do guia de turismo Paulo Cesar Oliveira, que dá informações de segurança, pontos de paradas e um histórico sobre a cidade. Ao finalizar sua apresentação, o guia pede que o trio pé de serra, comandado por Iracema do Forró, “arroche o fole e a zabumba”. Dessa forma, a marinete vai em direção à Avenida Beira Mar até o primeiro destino, o Mirante do bairro 13 de julho. Lá todos têm um tempo de 15 minutos para apreciar o artesanato, as exposições e a bela vista da antiga Praia Formosa.

Para Benedita Cândida e Francisca Pereira, que são de Pouso Alegre (Minas Gerais) e pela primeira vez estão na cidade, fazer um passeio de jardineira é reviver o passado. “A cidade é linda, limpa, charmosa e ver todas as belezas de Aracaju em um transporte raro de se ver ultimamente, é como se eu estivesse de volta a minha juventude. Sem falar da animação que é o passeio!”, exclama.

A parada seguinte é nos mercados centrais da cidade, além de comprarem artesanato e provarem as comidas típicas, os participantes podem ver o local da realização do Forró Caju e ficam impressionados com a estrutura do espaço. “Esta é a segunda vez que viemos ao São João sergipano e sempre me surpreende a dimensão da festa. Gostamos da segurança e isso é um fator importante para que eu venha. Assim posso trazer meus filhos para passearmos a bordo dessa divertida marinete e por este roteiro maravilhoso”, diz a professora Sandra Sinara, que mora no município de Serrinha (Bahia) com a família.


E a diversão continua...

A orlinha do bairro industrial é o terceiro ponto, onde pode ser vista a revitalização do local, a ponte que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros e o centro de artesanato do bairro. Lá as artesãs reclamam da falta de incentivo dos órgãos responsáveis para incremento das vendas, como diz a comerciante Elenira Gregório : “A gente dá graças a marinete que passa por aqui agora no mês de junho e ajuda um pouco nossas vendas, porque nos outros meses ‘nossa orlinha’ não é ponto de visita nos passeios e os guias não trazem os turistas. O governo deveria olhar mais por nós”, observa a comerciante.

A penúltima parada é na igreja do Santo Antônio onde o grupo faz uma grande roda e dança uma típica quadrilha junina. Em seguida, a Catedral da cidade é visitada, sendo a última parada do roteiro, no qual os turistas podem tirar fotos da igreja e visitar o centro de turismo, em umas das entradas da rua 24h. Depois de todo esse trajeto a marinete retorna aos hotéis, ainda com a animação de todos e ao som do forró. O passeio tem duração média de quatro horas e sem custo para os felizardos. “Sempre temos o acompanhamento de um guia de turismo e de um trio pé de serra. A divulgação é feita nas recepções dos hotéis e na internet”, finaliza o guia.


Por Eduardo Barreto e Samara Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010