Virada Cinematográfica consolidada-se no cenário cultural aracajuano

segunda-feira, 5 de julho de 2010


Desde 2008 passando filmes de arte a preços populares, (R$15) o projeto Virada Cinematográfica, iniciativa do pessoal do Cine Vídeo e Educação em parceria com o Cinemark de Aracaju, veio para mostrar que deu certo! Tanto que não sofreu interrupções longas nesse período.


No início a idéia era a de apresentar grandes clássicos do cinema. Da mesma forma como acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a Virada Cultural, mas a dificuldade de conseguir cópias desses filmes inviabilizou o projeto. Além do que, poderia ser cansativo e o que se queria era uma nova proposta de assistir e curtir os filmes. Daí, a opção foi exibir filmes curtos com uma linguagem mais rápida e acessível a todos os públicos que goste de cinema.

O lance de passar três filmes ao longo de uma noite pode parecer cansativo, mas para quem curte de verdade a sétima arte garante que não cansa de jeito nenhum. Além disso, tem os intervalos entre um filme e outro. Uma espécie de coffee break onde se pode comer alguma coisa, tomar água, esticar as pernas e voltar para o frio aconchegante da sala de cinema. Como recompensa pela noite passada na poltrona às 06h é servido um bom café da manhã.

Frio aconchegante? Você deve estar pensando aí! Sim! Frio porque as salas do Cinemark têm um ar condicionado semelhante a 0º e aconchegante porque você compartilha risos, choros e outras emoções com os outros cinéfilos. Claro que sempre tem os “aborrecentes” no meio que falam o tempo todo e acabam por atrapalhar em alguns momentos. Mas nada que não dê para ser contornado.

Essa fórmula tripla: frio, cinema e café da manhã já faz parte do calendário cultural da cena aracajuana. A exibição das películas começa às 0h do último sábado de cada mês. Em junho deste ano a exibição se deu no dia 05. Ah! Esqueci de falar, atualmente uma das exibições é surpresa. A galera vai sabendo previamente somente sobre dois dos filmes.

É legal dizer, também, que esse evento só acontece aqui em Aracaju. Ele é meio que um desdobramento do Cine Cult, que de tanto sucesso, já existe em mais 14 cidades brasileiras onde está presente o Cinemark. Se o projeto vai se desdobrar não dá pra saber, mas que vai fazer muito sucesso por onde passar, ah, isso vai!

Por: Elaine Mesoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010