ENECON 2010 discute comunicação, academia e sociedade

segunda-feira, 5 de julho de 2010


Acontecerá em João Pessoa – PB, de 25 de julho a 1º de agosto de 2010, o 31º Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOM), mais conhecido como Enecom Parahyba (o nome é referência a processos históricos vividos pelos paraibanos). A comissão organizadora e a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – ENECOS, responsáveis pelo fórum esperam estudantes de todos os cantos do país para mais um momento de intensos debates acerca da sociedade e da comunicação.

Com o tema “Que a Comunicação se Pinte de povo” e grade recheada de promessas de ricas discussões sobre educação e cultura popular, comunicação comunitária, formação do comunicador, o encontro pretende ser mais um momento de acúmulo e de formação para os que por ele passar. Além de ser mais um espaço para diálogo com os mais diversos atores sociais – estudantes, militantes de movimentos sociais (entre eles o movimento estudantil), professores, sindicatos.

Por diversos estados do país os centros, diretórios acadêmicos e coletivos estaduais já se organizam para garantir a participação nessa grande roda de discussões. Ao longo dos dois últimos meses têm sido feitos os chamados pré-encontros. Nessas atividades são formadas as delegações que devem compor as vagas destinadas a cada estado.

Nas palavras de um estudante podemos compreender a importância de vivências como esta: "No primeiro pré-encontro podemos perceber, que viver a ENECOS, vai muito além de uma simples luta, mais uma luta de caráter forte, preponderante para a sociedade em que vivemos. Quando levantamos a bandeira da ENECOS, não levantamos apenas um pedaço de pano, mas travamos uma luta pela defesa de uma educação justa, por uma democratização dos meios de comunicação, uma quebra do preconceito étnico, racial e sexual, ser ENECOS é vivenciar a cultura popular, conhecer os movimentos sociais e suas lutas, é compreender que o universo acadêmico não é feito apenas de ler e escrever, mais de ir além do conhecimento que a sociedade nos propõe” resume Junior Cursino, estudante de Com. Social - Relações Públicas do Estado de Alagoas.

Em Sergipe, os pré-encontros (organizados pelo Diretório Acadêmico de Comunicação Social – DACS) acontecem todos os sábados, a partir das 14 e 30 h, no Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. Para saber mais acesse: repartir com todos



Têm presença confirmada no Enecom Parahyba os professores Cicília Peruzzo (USP), Alder Júlio (UFPB), Romero Venâncio (UFS); Eduardo Mara (Educadores Populares – RN), Cleber Folgado (Movimento dos Pequenos Agricultores – DF). Para conferir a programação completa visite o blog: enecom paraiba 2010


Por: Bárbara Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010