Em meio ao caos de automóveis que se forma diariamente nas ruas e avenidas de Aracaju, estão as bicicletas, que tem seu uso como meio de transporte (e não apenas para atividade física e lazer) cada vez mais impulsionado através de políticas de incentivo realizadas pelo governo, como o aumento da implantação de ciclovias e bicicletários na cidade.
Desde 2001 a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vem investindo mais de 11 milhões na ampliação e estruturação de vias destinadas exclusivamente a ciclistas, o que faz da capital Sergipana a maior detentora de malha cicloviária do Nordeste, com 56, 4 Km de ciclovias construídas, sendo considerado o melhor Projeto Cicloviário do país e premiado no Salão Duas Rodas, em São Paulo, no final de 2005.
A medida de incentivo a transportes alternativos em Aracaju visa não apenas desafogar o trânsito, como estimular a população a ter hábitos mais saudáveis, com menos poluentes atmosféricos, além de ser uma opção de locomoção a baixo custo, inspirada nos modelos adotados em países Europeus. Além da construção das ciclovias, outras medidas vêm sendo implantadas em parceria para que o projeto de fato dê certo. Uma delas é a criação dos bicicletários, que garantam aos usuários a proteção segura do seu meio de transporte.
Em setembro de 2009, dois bicicletários foram instalados nas praças Fausto Cardoso e General Valadão, no Centro da cidade. Os dois bicicletários têm juntos 40 vagas e seguem os padrões adotados mundialmente, sendo equipados com paraciclos duplos (barras de ferro onde as bicicletas ficam presas por correias), gradil de proteção e placas sinalizadoras. O objetivo é que tal benefício seja estendido a praças, praias e outros locais estratégicos.
Ainda este ano a extensão da rede cicloviária da capital sergipana deve aumentar com a construção de mais 5,5 km de ciclovias.
Por Layanna Machado
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