Blogs de moda: uma nova tendência em Sergipe

segunda-feira, 8 de novembro de 2010


Repórter: Lohan Montes
Editora: Monique Garcez


Yves Saint Laurent, Givenchy, Coco Chanel, Alexandre Herchcovitch, Christian Dior e tantos outros nomes fizeram da moda o que ela é atualmente. Entretanto, estar na moda assinada por esses nomes não é algo tão acessível: quanto mais famoso e requisitado, maior é o preço pago. Entendendo que moda não é só seguir tendências, e que, na verdade, é muito mais que uma roupa, surge uma nova geração de apaixonados pelo reflexo da evolução do comportamento: os blogueiros de moda. 

Lucas Oliver - Dono do blog Salão da Moda (Foto: Arquivo pessoal)
A Internet facilitou de maneira absoluta a disseminação das idéias renováveis, que compõem os milhares de blogs dedicados à moda. “A tecnologia em geral é uma ferramenta muito importante para o seguimento da moda, e os blogs deste seguimento permitem que você descubra seu estilo. Compor um look e trocar idéias sobre moda ficou muito mais fácil depois da Internet”, afirma o blogueiro Lucas Oliver, que produz a página Salão da Moda

 Márcia, Rafaella e Martha  - Produtoras do blog Oxente Chique
(Foto: Arquivo pessoal)

Ao redor do mundo, anônimos têm se tornado conhecidos e reconhecidos por suas opiniões e críticas quanto ao mundo do glamour das passarelas e das tendências que influenciam toda uma geração. Como exemplo indubitável, pode-se citar a blogueira nova-iorquina, Tavi Gevinson, 14, que é dona do blog The Style Rookie , e já tem acesso aos melhores lugares das semanas de moda de Paris. “Ela é uma formadora de opinião”, comenta Rafaella Vieira, que junto às demais jornalistas Márcia Pacheco e Martha Mendonça, produz o blog Oxente Chique. O fato é que se pode ver moda naquilo que se escolhe para vestir ao sair de casa, ou nos diferentes looks que diversas pessoas escolhem.






Difusão dos blogs no Brasil

O Personal Stylist Phellipe Mesquita
(Foto: Arquivo Pessoal)
O Brasil não tem ficado pra trás nessa revolução blogueira. Diversos blogs de moda são criados com o mesmo objetivo: ter voz. Embora o assunto seja mais abordado no Sudeste, devido às circunstancias econômicas, culturais e sociais, no Nordeste, os seguidores da moda também não ficam para trás. E mais uma vez é necessário enfatizar uma palavra: Internet. Através dela, os blogueiros de vários estados nordestinos marcam encontros, promovem bazares e se unem pela moda. “Sou leitor assíduo de dois blogs de moda de Aracaju. Acho que a criação dessas páginas é muito importante. Acredito que a moda está nos olhos de quem a vê, e que os blogueiros, cada vez mais unidos a favor da causa, podem ajudar às pessoas que ainda têm a mente retrógrada, e que não aceitam o novo”, salienta Phellipe Mesquita, Personal Stylist e leitor de blogs de moda.



Blogs no contexto sergipano

Em Sergipe, embora ainda haja algumas dificuldades, a lista de blogs vem aumentando. “Aracaju está engatinhando para a moda com essa onda de blogs e de empresas que estão organizando desfiles, apesar de haver muita coisa para ser trabalhada. Acredito que a dificuldade vem do padrão que a moda tem, mas creio que a palavra-chave para o desenvolvimento da moda em Aracaju é inovação”, afirma Lucas Oliver. Já para Rafaella Vieira, o marco inicial dos blogs no Estado é o ano de 2010, uma vez que, anteriormente, os blogs falavam de outros assuntos. “A comunicação em geral tem dado abertura, seja através das redes sociais, ou de veículos maiores, como a televisão”, acrescenta.

Muitos tentam definir a moda, mas, na verdade, pode-se dizer apenas que ela é a forma e a força de expressão de cada um. Ou seja: tudo pode ser usado e/ou servir como uma idéia.  O conceito, na verdade, é aquele que queremos dar. A moda é quem somos, ou, como já diria Coco Chanel: “Para ser insubstituível na vida, você precisa ser diferente”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010