Estudos x Lazer: a preparação dos estudantes para as provas do vestibular

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Com a proximidade da realização das provas do vestibular em Sergipe, que em grande parte acontece no mês de dezembro, a maratona de estudos para conseguir a aprovação se intensifica. Porém, nem sempre quantidade anda junto com qualidade, e tal sobrecarga acaba prejudicando o desenvolvimento dos vestibulandos nos exames.

O coordenador Ben Hur ressalta a importância
da divisão do tempo entre estudos e lazer

“É necessário saber dividir o tempo entre estudo e lazer. Sempre aconselho isso aos meus alunos”, afirma o coordenador pedagógico do 1º e 2º ano do colégio Ideal e professor de Biologia Ben Hur. Além de incentivar os estudantes a praticar esportes e atividades de relaxamento, a escola também dispõe de acompanhamento psicológico, que prepara um horário individual para cada vestibulando, alternando as horas de estudos e indicando atividades lúdicas. O Ideal também conta com profissionais especializados no método de exercícios Pilates. “As atividades de relaxamento são realizadas em horários opostos ao das aulas, assim o aluno pode participar de ambas sem abdicar dos estudos, o que ajuda na preparação para o vestibular”, complementou o coordenador.

Um exemplo de como é possível aliar os estudos com lazer vem do universitário Lucas Martins Zomignani Mendes, 26. Primeiro colocado em três concorridos vestibulares do país - USP, FGV-SP e Unicamp –, o paulista de Jundiaí não abriu mão da namorada, nem dos jogos de tênis e da sua banda de rock. “Lia e resolvia os exercícios por quinze minutos ou por duas horas, dependendo da matéria. O que importa não é o número de horas a que você se dedica, mas o seu plano de estudos” relata em uma entrevista a revista  Veja em 27/02/2007
Karla Grasiela segue as dicas dos professores
na hora de se preparar para as provas
A estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto, Karla Grasiela Vieira Santos, 16, prestará vestibular na UFS e na Fanese para Administração e está atenta a exemplos como o de Lucas e segue seus conselhos. “Como é a primeira vez que presto vestibular, sigo as dicas que recebo dos meus professores sobre como dividir meu tempo. Também tento me manter informada sobre o mundo através da internet e das leituras de revista, que é uma forma de fugir um pouco os livros. Além disso, sempre deixo espaço para sair com os amigos e ir ao cinema”, pontua.
Aliar hábitos de vida saudáveis, como prática de exercícios, alimentação balanceada, com uma rotina adequada de estudos é recomendando por médicos e psicólogos para que haja um maior desempenho e aproveitamento nos dias de realização das provas. “Ninguém produz o tempo todo. Não adianta querer passar o mês inteiro estudando. Chega uma hora em que o aproveitamento cai”, explica a orientadora profissional e mestre na área de educação pela Unicamp, Maria Ana Marabita, em entrevista concedida em 3 de julho de 2007 ao jornal Folha de São Paulo.
O vestibulando do colégio Método, Cleobergson Silva Lucas, 21, que já prestou quatro vestibulares para o curso de Medicina na UFS, mas que em 2010 escolheu Direito, é consciente de que momentos de lazer e descanso são fundamentais na trajetória de preparação para o vestibular. Porém, a divisão do tempo ainda continua sendo um obstáculo a ser vencido na sua rotina. “Procuro sempre pegar dicas de como estudar e aliar os estudos com hábitos de vida saudáveis. Mas como estudo praticamente o dia todo, durante todos os dias da semana, acabo só fazendo atividades extras nos feriados”, relata.

Paulo Cesar, coordenador do Arquidiocesano, estimula os
alunos a manterem hábitos saudáveis em época de prova
Mesmo ciente dos benefícios que a manutenção de hábitos saudáveis de vida pode trazer, os vestibulandos ainda ficam presos somente aos estudos. “Aqui na escola temos acompanhamento psicológico, promovemos atividades extraclasses, estimulamos a prática de esportes, mas são poucos os alunos que em época de vestibular participam de tais eventos. Incentivamos, só que não podemos forçar ninguém”, pondera Paulo Cesar Araújo de Santana, coordenador do ensino médio do colégio Arquidiocesano.
“Para quem vai prestar o vestibular eu aconselho: não sobrecarregue essa última fase somente de estudos. Revise o que já foi assimilado, dê mais ênfase às matérias que sente mais dificuldade e procure fazer atividades que te proporcionem prazer e relaxamento. Dessa forma um bom desempenho no dia das provas será conseqüência”, aconselha Ben Hur.










Reportagem: Júnior Santos

Fotos: Lorena Larissa

Editor: Lucas Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010