Cuidado com os animais: adote esta ideia

terça-feira, 21 de junho de 2011

Eles são companheiros, brincalhões, carinhosos, leais, grandes e pequenos. Alguns são mais quietos e dorminhocos, outros mais agitados. Há também os peludos e os mais pelados. Fazem companhia a seus donos, guardam a casa, divertem e alegram qualquer ambiente. Porém apesar de possuir tantas qualidades, milhares de animais de estimação são abandonados nas ruas todos os dias. E isso ocorre principalmente quando eles ficam doentes e precisam de maiores cuidados. Esta é uma das constatações dos Centros de Controle de Zoonoses de todo o Brasil, inclusive o de Aracaju.
Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju

O Centro de Controle de Zoonoses é uma unidade de saúde responsável pela prevenção de controle de endemias e zoonoses (infecções ou doenças adquiridas de forma natural quando o homem entra em contato com o animal, ou vice-versa, de forma direta ou indireta, através de água contaminada, hospedeiros, ou por ingestão de alimentos de origem animal), realizando atendimentos clínicos e exames para cães e gatos com o objetivo de: identificar as principais doenças que atingem o homem e prevenir e controlar a raiva (através de campanhas de vacinação), a leishmaniose (calazar), a leptospirose e a esquistossomose.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju, Paulo Tiago dos Santos, o Centro faz a captura de animais apenas quando a população realiza denúncias. “Recolhemos o animal quando alguém entra em contato conosco e informa que há um animal debilitado, atropelado, doente, com suspeita de calazar, ou que não tem condições de ser tratado”, explica.

Cadela com calazar, que é tratada pelo Centro de Zoonoses

Estrutura do Centro de Controle de Zoonoses 

Cabines do canil e as fitas sinalizadoras
O Centro de Zoonoses possui três estruturas principais. A primeira é a sala de triagem, para onde são encaminhados todos os animais que chegam ao local. Neste lugar são realizadas avaliações médicas e as coletas de sangue para exames. A segunda é o ambiente de isolamento, para onde são levados os animais que são agressivos ou apresentam características de possíveis infecções. Já a terceira estrutura é o canil, onde estão os animais que estão saudáveis e que aguardarão pela adoção.

As cabines do canil, atualmente com 13 cachorros e dois gatos, são sinalizadas com fitas para mostrar o estado do animal. “A fita amarela significa que o animal está saudável, livre de doenças, e pronto para ser adotado. A fita azul identifica que o bicho está em observação, aguardando resultados de exames ou avaliação médica. Já a fita vermelha significa que o animal será eutanasiado” esclarece Antônio Martins, responsável pela higiene do local, que explica que no processo de eutanásia o animal recebe primeiramente uma injeção anestésica e, em seguida, quando já está desacordado, recebe uma injeção letal.

Paulo Tiago dos Santos, coordenador
do Centro de Zoonoses de Aracaju
De acordo com o coordenador do Centro, todos os animais atendidos passam pela triagem, e apenas são eutanasiados aqueles que possuem leishmaniose e não podem ser tratados. “Quando um animal está correndo risco, o levamos para o Centro, realizamos exames para identificar se ele tem calazar, vacinamos contra raiva, e enquanto não sai o resultado, ele fica em observação. O bicho só poderá ser doado a terceiros se ele estiver saudável e não possuir leishmaniose”, esclarece Paulo.

O que fazer para adotar?

Para adotar um animal do Centro de Zoonoses, o interessado deve ir ao local munido de identidade, e preencher um termo de compromisso, atestando que vai ficar com o animal e que vai tratá-lo bem.

Cães do Centro de Zoonoses que estão esperando pela doação
 O Centro de Controle de Zoonoses fica na Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, bairro Capucho – (próximo a Justiça Federal). Telefones: 3179-3561/ 3179-3564/ 3179-3565 ou 3179-3528.

Outros locais para adoção de animais

ASPA – Associação Sergipana de Proteção Animal

Rua L, loteamento Praia do Refúgio, Robalo.
Telefones para contato: 3227-3155/ 8817-8175 (Maria Antônia)

Adoção de cães e doações
Telefone: 99506142 (Alda)

Adoção de gatos
Telefones: 9856-1893 (Carina) / 8836-9746 (Nilzete).

ADASFA – Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis
Rua Canal Santa Maria, 446, Loteamento Marivan, bairro Santa Maria.
Telefones: 3231-6428 / 8817-8175.

Para tirar dúvidas com relação ao cuidado com os animais, clique aqui, e tenha acesso a um guia de primeiros socorros.

Repórter: Daniele Melo
Fotos: Daniele Melo
Editora: Monique Garcez


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010