Hemose inicia campanha de doação de sangue

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dia 14 de Junho é comemorado o dia Mundial do Doador de Sangue, e aproveitando a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) deu início a uma campanha de doação de sangue que será prolongada durante todo o período dos festejos juninos. Sergipe concentra um dos maiores festejos juninos do país, ocorrendo shows nas mais diversas cidades, o que torna mais frequente a incidência de acidentes e a demanda por transfusão de sangue.
Hemose reforça campanha para doação de sangue no período junino. Fonte: Site Infonet
Como a demanda por doações é constante, o Hemose realiza campanhas durante o ano inteiro, porém com maior reforço em algumas datas específicas, como no dia das mães ou em feriados prolongados. “Os hemocentros vivem de campanha, porque ele tem que estar estimulando e sensibilizando a população. Nesses momentos estamos voltados para os festejos juninos, pois diminui o número de doações e aumenta as demandas, devido ao maior número de queimaduras e acidentes”, explica Maria Tereza Leite Lisboa, assistente social do Serviço de Capitação do Hemose.
 

Segundo a Assistente Social, as doações aumentaram principalmente devido à participação das empresas que, devido à preocupação com a responsabilidade social, estão cada vez mais procurando participar de projetos voltados à sociedade. “Normalmente, a solicitação vem das empresas. Elas estão sempre procurando o hemocentro, que é um órgão de credibilidade e que trabalha com a questão da utilidade pública. Então eles buscam a gente para formar grupos de doadores e dar palestras”, comenta a assistente social.

Caso as empresas, públicas ou privadas, consigam formar um grupo de doadores, de no mínimo 20 pessoas, o Hemose fornece o transporte de ida e volta. O órgão conta também com a ajuda dos sindicatos que atuam na capital e das demais instituições, como é o caso da Associação Gloriense de Doadores de Sangue. Atuando há mais de dois anos, a associação é responsável por estimular pessoas do município de Nossa Senhora da Glória a doação. “Nós somos a única instituição registrada que vai todos os meses até o Hemose doar sangue. É duro, mas todos os meses estamos lá com 35 a 40 pessoas”, conta David Sales, presidente e fundador da Associação Gloriense de Doadores de Sangue.

Apesar de todos os esforços do hemocentro, as doações de sangue precisam aumentar. O ideal seria que acontecessem 250 doações por dia, mas são registradas 90 a 120 doações, ou seja, menos da metade. “É preciso um trabalho de conscientização da população. Dos doadores, apenas 25% são voluntários. Aqueles que são espontâneos saem de casa e vêm ao hemocentro. A doação do cidadão é muito pouca, assim como a doação feminina, representando 20% do total. Isso ocorre principalmente por causa da questão cultural e da falta de informação”, problematiza a assistente social do Serviço de Captação do Hemose.
Fonte: Contexto Online UFS

Para maiores informações sobre doação de sangue, o site do Instituto Nacional do Câncer esclarece dúvidas. O portal traz orientações e requisitos que uma pessoa precisa atender para ser doadora de sangue. As informações do site estão de acordo com a Portaria 1353, publicada no dia 14 de junho desse ano, trazendo os novos critérios para doação de sangue. 

Por: Ethiene Fonseca
Editor: Júnior Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010