Instituto Recriando leva Educomunicação para escolas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ensinar técnicas de rádio e jornal impresso aos jovens para tratar de temas relevantes da sociedade parece uma ideia um tanto quanto inovadora, porém é o que está acontecendo em duas escolas da rede municipal de Aracaju. Alunos de 11 a 14 anos das escolas Anísio Teixeira e Laonte Gama, nos bairros Atalaia e Santa Maria, têm a oportunidade de se tornarem comunicadores e mobilizadores de sua comunidade através da Educomunicação.

Alunos do projeto
A Educomunicação foi inserida nas escolas através do Projeto Refletir do Instituto Recriando e da Secretária de Educação e visa a utilização dos meios de comunicação dentro do programa escolar. As mídias escolhidas para serem trabalhadas foram o rádio e meio impresso, na realização de spots e fanzines. A escola Anísio Teixeira no primeiro semestre ficou com as oficinas de rádio e a Laonte Gama com impresso, no segundo semestre as oficinas se inverterão.
Debora Melo entregando certificado de conclusão da oficina
Nas oficinas, o tema tratado foram as drogas, por conta destas escolas estarem localizadas em áreas de vulnerabilidade. Os jovens assistiram palestras, participaram de mesa redonda e puderam produzir seu próprio material jornalístico com sua linguagem e vivência com o tema. “Tentamos fazer diferentes abordagens com a temática, não apenas que droga é ruim e mata, mas as questões mais abrangentes que o tema envolve como o trabalho infantil e os danos psicológicos. É um desafio tratar outras questões complexas com pessoas tão jovens, mas estamos conseguindo ótimos resultados" afirma Debora Melo, jornalista e oficineira do projeto.
Outro objetivo do projeto é valorizar o protagonismo juvenil, ou seja, o adolescente é incentivado a construir o seu próprio discurso sobre o tema, interagir com seus colegas e levar a discussão para dentro de casa. “Estamos sempre mostrando que eles são sujeitos ativos, agentes multiplicadores do processo”, diz Thauana de Santana, pedagoga do projeto.
Ednalva Silva, coordenadora da escola Anísio Teixeira

Ednalva Silva, coordenadora da escola Anísio Teixeira, ressalta que os reflexos positivos do projeto vão além da conscientização, estando presentes também na sala de aula. “Além de não ficarem mais nas ruas, nessas redondezas perigosas, eles estão muito interessados. Jovens que antes eram tímidos se expressam com mais naturalidade hoje e outros que já eram comunicativos estão com uma excelente oratória e dicção. Tem uma menina que sempre teve o dom da fala e agora ela está melhor e outros que eram mais retraídos e estão se expandindo cada vez mais”, conta Ednalva.

O conceito da educomunicação reúne o objetivo de construção de cidadania com uma relação entre comunicar e educar. Ver este conceito sendo colocado em prática, através do projeto Refletir, vai além das oficinas de rádio e de mídia impressa, trata-se do despertar de uma juventude consciente e cidadã.

Reportagem: Mariana Viana
Fotos: Mariana Viana
Edição: Adler Berbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010