ENEM irá substituir o vestibular tradicional da UFS

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O vestibular 2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizado de 27 a 30 de novembro de 2011, será o último aplicado da forma que se conhece. É que o vestibular seguinte, 2013, vai considerar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso de candidatos aos cursos de graduação. A decisão foi aprovada pelo Conselho do Ensino, da Extensão e da Pesquisa da UFS (Conepe). Apesar disso, a Universidade não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou seja, a inscrição e divulgação do resultado ainda ficarão por conta da  Coordenação de Concurso Vestibular (CCV).

Exame Nacional do Ensino Médio
Fonte: Google Images


Manoel Leite, coordenador da CCV
Fonte: Google Images
            É de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) a produção, aplicação, distribuição e correção das provas do Enem. De acordo com Manoel Leite, coordenador do Concurso Vestibular, depois de corrigidas as provas, o MEC enviará as notas para que a CCV faça o processamento de dados e a classificação dos candidatos. Como é uma prova de aplicação nacional, o Enem possibilitará que pessoas de diferentes locais do país concorram a vagas na UFS.

Universidade Federal de Sergipe (UFS)
            Outra mudança é que, a partir de 2012, o Enem será aplicado duas vezes por ano – uma em abril e outra em novembro. Sendo assim, a UFS  vai considerar as notas da segunda prova para o ingresso em seus cursos. Dessa forma, segundo o coordenador da CCV, a partir de 2013, para o aluno se inscrever no vestibular, é preciso que ele esteja inscrito também no último Enem do ano anterior ao qual o concurso se refere. Para a inscrição no Enem deste ano, foram cobrados R$35. Já que os alunos deverão realizar duas inscrições – uma para o Enem e outra para a CCV –, possivelmente, a inscrição desta última ficará em torno de R$15.




Reportagem: Julie Melo e Elaine Casado
Edição: Bruna Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010