Fumacê: uma medida de segurança

sexta-feira, 22 de julho de 2011



Foto: Márcio Garcez
por Victor Bruno

Hoje foi o último dia da passagem do carro UBV, mais conhecido como ‘fumacê’, nos vinte principais bairros da capital – onde há uma maior movimentação de pessoas.

Todos em Aracaju já conhecem o método; carro que circula em pontos estratégicos da de Aracaju, aplicando um inseticida que combate diretamente o mosquito da dengue. Mas uma coisa que nem todo mundo sabe é que ele não faz parte do programa de contenção da doença. Ele é apenas um cuidado a mais que atinge unicamente o mosquito adulto. “Eu imaginava que essa medida servia também para matar as larvas do mosquito, por isso nunca me importei muito com durante a época que o carro passava”, diz Maria Creuza, 60, dona de casa.

Segundo a Taise Cavalcante, coordenadora do Programa de Combate à Dengue da Secretaria municipal da Saúde, é comum as pessoas se enganarem ao achar que o veículo faz parte do programa. “Nós só utilizamos desse serviço para tentar controlar uma possível situação futura. O procedimento feito para acabar efetivamente com o mosquito divide-se em duas partes: a visita do agente epidemiológico e a orientação que o morador recebe ao abrir as portas para esse agente” – esclarece.

Períodos

São dois os períodos em que podemos presenciar a ação do UBV nas ruas. O primeiro, que acaba hoje, serve como um preparo para o verão, pois “matando agora o mosquito adulto, diminuímos muito a chance de que novos ovos sejam depositados e, conseqüentemente, o nascimento de novos vetores” – complementa a coordenadora. Já o segundo, começa no período do pré-caju, quando nossa cidade é visitada por vários turistas de todo país, inclusive de estados onde a concentração de dengue é bem maior. Taíse explica que os cuidados nessa época devem ser redobrados, pois a proliferação cresce, uma vez que se o mosquito pica alguém infectado, ele acaba adquirindo o vírus e a partir daí a doença se espalha.

A melhor forma de combate à doença


A forma mais eficaz ainda é a ação doméstica diária. Não existe visita ou carro que sejam melhores que os cuidados dentro de nossas próprias casas. Entretanto, não é o que percebemos em Aracaju. Ao serem perguntadas “O que você tem feito para evitar novo surto de dengue em Aracaju?”, muitas pessoas parecem não se importar muito com a existência da doença em nossa cidade, fato extremamente preocupante, uma vez que a dengue está presente em nosso cotidiano – sem mencionar que ela pode ser letal.
Gráfico: Enquete feito no site da Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010