Aracaju em Clima de Natal

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A meta do prefeito Edvaldo Nogueira desde o natal de 2009, é transformar Aracaju em um local que atraia turistas de todos os lugares do Brasil durante as comemorações de final de ano. O objetivo é de que até o final de 2012, a capital sergipana consiga rivalizar com o a decoração natalina de Gramado (RS). Por isso, a cada ano, a decoração de natal transforma o centro da cidade em um ambiente cada vez mais bem elaborado, apostando na capacidade de se igualar com a cidade da serra gaúcha, trabalhando para que Aracaju, torne-se um preferencial dos destinos turísticos, além de obter uma valorização no comercio e um aumento significativo da renda local.


Enfeites natalinos, centro de Aracaju
         O projeto da decoração natalina 2011 foi apresentado na tarde da primeira sexta feira de novembro, durante a 8ª edição do Almoço com Empresários. Este ano, a decoração ficará a cargo mais uma vez do artista plástico sergipano Ivo Gato, que assinará pela décima vez o projeto natalino de Aracaju. Ele faz isso desde 1999, menos em 2001, 2003 e 2005 que  não assumiu o projeto. Diferentemente das edições anteriores, a decoração deste ano abrangerá todas as regiões da cidade, não ficando concentrada apenas no centro. Para a Presidente da Emsurb, Lucimara Dantas, o projeto deste ano trará benefícios não apenas para o comércio, mas também para o turismo local. "Os benefícios são enormes para todos. Não só pelo lado comercial, mas também porque teremos uma cidade mais iluminada e bonita, tornando-a agradável aos olhos daqueles que diariamente circulam pelas ruas e avenidas, que são os aracajuanos", afirma.


Ricardo de Melo, gerente comercial
 
Para o gerente de uma loja de roupas no Calçadão João Pessoa, Ricardo de Melo, a decoração do centro pela prefeitura faz com que não só os sergipanos, mas os turistas também sintam vontade de visitar e tirar fotos na região. Mas apenas isso não basta para aumentar o fluxo de vendas. “Claro que a decoração do centro é importante, porque os turistas vêm, tiram fotos e acabam comprando uma coisinha ou outra. Mas as lojas daqui não podem só ficar esperando pela decoração da prefeitura. A gente começou a decorar agora nossa loja e daqui pro final do mês, as vendas vão subir mais ainda”. Ainda segundo Ricardo, a decoração do centro faz com que as pessoas não se restrinjam apenas à fazer compras e admirar a decoração nos shoppings. “Pelo menos neste final de ano, nós estamos concorrendo com os shoppings de igual para igual”.
E a gerente de uma loja de armarinho e bijuteria, Joelma Silva, apontou que a loja começou a vender produtos natalinos, como árvores e enfeites, logo após o dia das crianças e houve saída dos produtos. Agora com a aproximação do natal e com a ornamentação do centro, ela acredita que as vendas vão subir ainda mais. “Desde o dia das crianças estamos vendendo árvores, bolas, luzes e vários outros enfeites de natal. E já estava saindo bastante. Agora com essa decoração e ainda o natal pertinho, nós vamos vender mais ainda. Joelma afirma também que, muitas vezes, as pessoas chegam procurando por coisas novas para colocar em suas árvores de natal e acabam levando o tradicional. “Aqui a gente vende de tudo. “Tem gente que chega procurando novidades e acaba se interessando por coisas bem tradicionais”.

Já os consumidores têm a opinião sobre a decoração do centro e sua influência sobre suas decisões de compras divididas. Para os mais velhos, como o aposentado de 61 anos, seu Raimundo Dias, a decoração está bonita e convidativa. “Eu acho que está tudo muito bonito. Hoje mesmo, eu vim conversar com uns amigos meus e resolvi me sentar aqui no ponto de ônibus simplesmente para admirar a decoração”. A funcionária pública Ângela Guimarães concorda. “Eu não ligo muito pra decoração de natal, mas a gente se sente mais ‘feliz’ para passear e comprar com as ruas decoradas”.


Bruno Lacerda, estudante de contabilidade

          Enquanto isso, a nova geração não acredita que a decoração do centro seja capaz de rivalizar com os shoppings na questão de atrair mais clientes para “admirar a vista” e, conseqüentemente, consumir. Para o estudante de contabilidade Bruno Lacerda, a decoração de natal, como nos anos anteriores foi fraca. “Sinceramente, eu não vejo diferença nenhuma na decoração de um ano pra outro. Pra mim, não é que essa decoração esteja longe de competir com a de Gramado (RS), mas ela simplesmente reflete a gestão do atual prefeito, ou seja, é modesta”. O estudante de direito Victor Nery concorda e acrescenta: “Talvez a decoração fique mais bonita à noite”.

Mas nem todos os jovens pensam assim. Alguns são bastante otimistas, como a estudante de jornalismo Malu Araújo, tem a mesma opinião dos lojistas. “Não sei como é a decoração de Gramado, mas eu acho que a decoração daqui do centro influencia sim as pessoas a comprar mais. As pessoas gostam de estar em ambientes mais arrumados”. Já o estudante de Tecnologia da Informação, Danilo Júnior acredita que a decoração do centro faça com que as pessoas sintam vontade de ir até lá, ver e consumir, assim como no shopping. “Eu acho que essa decoração chama mais atenção para o centro. Acho que as pessoas não vão querer ir apenas ao shopping; elas vão querer vir até o centro também”.
Decoração natalina

A decoração do centro, foi entregue à população sexta-feira,11, às 17:00h, com chegada do Papai Noel. Já a decoração dos outros pontos da cidade, como os arcos da Orla de Atalaia, as avenidas Beira Mar, Hermes Fontes, Tancredo Neves e o viaduto Carvalho Déda, serão acesos a partir do dia 25 de novembro. O presépio que tradicionalmente é montado no Parque da Sementeira e que já foi destaque nacionalmente no Globo News do ano passado, estará aberto para visitação a partir do dia 1° de dezembro, e terá como tema este ano, a Praça de São Pedro, localizada na Itália.
Que os objetivos almejados sejam alcançados, que Aracaju em seu clima de natal, seja tão linda quando a cidade de Gramado (RS), que atraia turistas para apreciar as belezas do natal sergipano e os aracajuanos sintam orgulho em vê sua cidade mais iluminada e bonita, tornando um lugar agradável para passeio e comercialização, obtendo assim resultados e benefícios para todos, sem esquecer o verdadeiro Espírito de Natal.


Casa do Papai Noel, cruzamento dos calçadões João Pessoa e Laranjeiras
Por: Camila Moda
Fotos: Camila Moda
Edição: Egicyane Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010