Programa Academia da Cidade proporciona saúde e bem-estar à comunidade

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Programa Academia da Cidade foi criado em 2004 em parceria com a Prefeitura de Aracaju, com o objetivo de proporcionar atividade física para a comunidade em modo geral.  No país, a idéia inicial surgiu em Recife e inspirou a capital sergipana, também há outro programa com características semelhantes na cidade de São Paulo.

Pólo bairro Industrial


Em Aracaju existem atualmente 17 pólos instalados em diversos bairros de Aracaju. Um desses pólos está localizado no Bairro Industrial. Comandados pela professora Danielle Maia e mais três estagiárias, os alunos se reúnem todos os dias para praticar atividades físicas, sempre com muita alegria e disposição.Os atendidos são geralmente adultos ou idosos, mas o pólo, assim como todos os outros é aberto para a comunidade em geral. As principais atividades desenvolvidas são: alongamento, caminhada orientada e ginástica. 


Danielle Maia
A educadora física Danielle Maia está no programa desde o início, começou como estagiária e, depois que se formou, participou de uma seleção, foi aprovada e tornou-se professora. Ela diz ser muito gratificante trabalhar no Programa Academia da Cidade devido aos resultados obtidos. Para Danielle, o projeto é muito importante para a capital sergipana, pois é referência nacional, o que, segundo a própria professora, é motivo de muito orgulho. “Nossa principal conquista foi ter diminuído a procura de medicamentos por essas pessoas em postos de saúde”, comenta Danielle Maia. Ainda de acordo com a professora, atividade física, saúde e alimentação saudável estão interligadas. “A atividade física pode trazer bastante benefício para uma pessoa, então cabe a ela querer”, afirma.

José Antônio


O aposentado José Antônio participa das atividades desde 2009. Ele diz que o Programa é importante, pois após ter começado a participar das aulas se sente muito melhor. “Antes de começar a freqüentar as aulas eu estava meio ruim, meu corpo todo doía, mas hoje me sinto outra pessoa, a academia, para mim, é tudo. A minha vida melhorou 100% depois que comecei a participar das aulas”, relata o aluno.






Os interessados em participar do Programa Academia da Cidade devem procurar um dos pólos e efetuar a inscrição. Caso a pessoa tenha algum problema de saúde é encaminhado primeiramente a um médico, para só então poder participar.

Das 5h às 8h e das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Pólos: Augusto Franco; Orlando Dantas; Inácio Barbosa; Sol Nascente ; Castelo Branco; Santa Maria; Centro de Criatividade; Bugio; Lamarão; Santos Dumont; Farol da Unit; bairro Industrial; bairro América; Pça Zilda Arns; 13 de julho; Maracaju; Médice.



Por: Wallison Oliveira
Fotos: Wallison Oliveira
Edição: Isabelle Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010