Bolsa atleta incentiva a prática de esportes a atletas sem patrocínios em Aracaju

terça-feira, 15 de novembro de 2011


A Prefeitura Municipal de Aracaju divulgou edital no dia nove de setembro deste ano, para que atletas possam se inscrever no Programa Bolsa Atleta, que tem como objetivo fomentar o esporte em Sergipe, garantindo aos atletas beneficiados uma ajuda de custo mensal que possibilite condições para o treinamento esportivo e a participação em competições.


O Programa beneficiará 80 atletas, que não possuem patrocínios, divididos em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, que se distinguem de acordo com o currículo de cada esportista. A primeira é determinada para atletas que possuem títulos internacionais, que representam o Brasil em outros países em competições oficiais, cujo benefício será de 1500 reais. Já a segunda, é destinada para competidores que obtiveram títulos de nível nacional, nessa categoria o beneficiado receberá 800 reais mensais. Participará da categoria Bronze, e receberá 400 reais, o esportista cadastrado que já conquistou títulos estaduais e regionais.

O Programa Bolsa Atleta ainda vai disponibilizar uma cota de 5% das vagas para estudantes da rede pública municipal, uma forma de incentivar as escolas públicas municipais a investir no esporte, estimulando seus atletas. “Quem treina sabe do desgaste físico e da necessidade de investimentos com roupas adequadas, calçados e alimentação. São muitas despesas. Fora isso, daria para aperfeiçoar a formação profissionalizante", conta a estudante da escola Presidente Vargas, Alexia Meliane Silva, 15 anos, já na expectativa de ser selecionada para usufruir do benefício.
Mariana Dantas
A coordenadora de esportes de alto rendimento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Mariana Dantas, salienta a importância do Programa para o momento em que o Brasil vive, sediando diversos eventos esportivos de grande importância como Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas. “Vivemos um momento muito positivo no esporte e a intenção é justamente ter um aracajuano representando o Brasil, representando o estado, representando nossa cidade nessas competições esportivas mais para frente”, diz.

As inscrições estarão abertas até o dia 18 de novembro, disponíveis para todas as modalidades e para atletas que tenham entre 12 a 35 anos. Os beneficiados serão selecionados por uma comissão avaliadora composta por cinco membros, sendo dois representantes da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer; um da Secretaria Municipal da Educação; o presidente da Federação das Federações do Estado de Sergipe; e, por fim, um membro do Conselho dos Direitos de Defesa de Pessoas com deficiência. Segundo Mariana Dantas, esses cinco integrantes farão a análise de todos os currículos, independente do número de atletas cadastrados, todos serão avaliados para que as 80 vagas sejam preenchidas.

A falta de investimento no esporte faz com que os atletas procurem novas formas de ganhar a vida. Com o patrocínio cada vez mais escasso, o esportista busca no emprego fixo maneiras de garantir o dinheiro necessário para poder participar de competições, custear viagens e treinamentos. Para Mariana, é nesse ponto em especial que o Programa vai auxiliar o atleta. “Sabemos que um atleta não consegue levar o esporte como profissão, então ele tendo a segurança de que todo mês estará recebendo aquela quantia, ele tem condições de se planejar para poder traçar seus objetivos de forma adequada”, explica.

Apesar dos inúmeros documentos e comprovantes exigidos no ato da inscrição, o processo não é considerado excessivamente burocrático, pois essas medidas são para garantir a idoneidade e evitar fraudes no Programa. Questionada sobre a média de inscrições efetuadas, Mariana Dantas afirma que já foram feitas inúmeras, mas que ainda não possui um número exato, e completa “o trabalho vai ser árduo, mais vai ser gratificante”.

Os atletas que desejarem participar da seleção das vagas para receber o benefício terão de encaminhar os documentos exigidos, ficha de inscrição e currículo para a sede da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Semel), que fica na Rua Arauá, 892, bairro São José, até o dia 18 de novembro. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 24 deste mês.

Mais informações através do telefone (79) 8862-4991.

Por: Thaís Guedes
Fotos: Alejandro Zambrana
Edição: Isabelle Marques


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010