Karts nordestinos duelaram na Orla de Atalaia

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Aracaju sediou a I Copa Nordeste de Kart nos dias 12 e 13 de novembro no kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na Orla de Atalaia. O evento atraiu competidores de todo os Estados do Nordeste e fãs sergipanos do automobilismo, além da presença da torcida animada que vibrava a cada volta completada. O esporte envolveu competidores com idade entre seis e 60 anos dispostos em 10 categorias.



Todos prontos para a largada

O evento foi dividido em três etapas. A primeira bateria de corridas ocorreu sábado a tarde e as duas seguintes no domingo - uma pela manhã e a final à tarde. Segundo a organização, foram em torno de 45 competidores, sendo que os campeões se classificaram para a Copa dos Campeões, e os vices para a Copa das Confederações, ambas em 2012.

Kartódromo Emerson Fittipaldi
De acordo com o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo (FSA), José Roberto Mellara, a escolha da sede para a Copa Nordeste de Kart ocorreu no Rio de janeiro durante a última assembléia da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A pista do kartódromo Emerson Fittipaldi tem 1.360 metros e oito metros de largura. Sua estrutura é adequada para receber portadores de necessidades especiais e possui 35 boxes fechados, 40 boxes abertos, torre de quilometragem, ambulatório médico e banheiros, além de bares e restaurantes próximos ao local.

“Comparando a nossa estrutura com a de outros Estados são só elogios. Neste evento, competidores de Pernambuco, Paraíba e Bahia elogiaram bastante a pista e toda a estrutura do kartódromo”, complementou Roberto.

Mellara destacou ainda que em Sergipe o número de adeptos ao automobilismo é crescente. A Copa Sergipe, que acontece anualmente, tem cerca de 30 participantes. Segundo ele, o esporte amador é pouco divulgado por falta de incentivo e que Sergipe é o único Estado do país que não tem uma Lei de Incentivo de Esporte Amador, que ajudaria não só a difusão do kartismo, mas também outros esportes.


O sergipano Matheus venceu a categoria Júnior 


Matheus Rouver, campeão na categoria PK e campeão da I Copa Nordeste de Kart, disse que começou no esporte com apenas cinco anos por causa do pai e do irmão que já corriam. Hoje, com 14 anos, diz que pretende seguir a carreira de piloto e chegar à Fórmula 1. Matheus já competiu em outros Estados, a exemplo de São Paulo e Bahia. Seu treino compreende correr uma vez ao mês, mas em períodos de competição o treinamento aumenta para três vezes por semana. “Pelo menos uma vez no ano corro em São Paulo, mas este ano não irei, porque já participei da Copa Nordeste de Kart”, enfatizou Matheus.

A corrida da categoria Júnior é composta por 25 voltas e na categoria Graduados são 30 voltas. Cada piloto possui seus próprios equipamentos, mas neste evento, em especial, os motores foram alugados para dar igualdade na competição, pois são idênticos. A competição é definida “no braço” do piloto.

categoria Cadete

Gleison, Anne e sua filha - família unida pelo kart

O universitário Gleison Prado e a psicóloga Anne Patrícia, em companhia da sua pequena filha, assistiram toda a Copa e torceram pelos competidores sergipanos. “O gosto pelo esporte é de toda família. Fiquei sabendo do evento pela TV local, gostaria muito se outros eventos como este ocorressem em nosso Estado”, disse Gleidson.




categoria PK

categoria Super Sênior


categoria Sênior A

A tendência para a próxima Copa é que o número de competidores seja ampliado, da mesma forma que a Copa Sul/Sudeste de Kart, que iniciou com poucos pilotos e hoje é referência. O presidente da FSA, Mellara, indica para quem gosta do automobilismo que “venha correr no kart indoor, que é onde irão aprender a pilotar e ter segurança. Após isso, procure a Confederação para saber quais os melhores equipamentos para utilizar. De preferência, compre equipamentos já usados, pois são mais baratos e depois, se realmente gostar do esporte, compre equipamentos novos.”

categoria Sênior B
categoria F4 Sênior
categoria F4



Repórter/Fotos: Cláudia Oliveira  |  Editor/Box: Osmar Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010