Estado de Sergipe terá força dobrada para Copa São Paulo

segunda-feira, 14 de novembro de 2011


Ao contrário das últimas edições, onde apenas o campeão estadual garantia a vaga, desta vez, além do primeiro colocado, o vice também se classificou para a Copa São Paulo de 2012: A Associação Desportiva Confiança e o Club Sportivo Sergipe, respectivamente.

A Copa São Paulo, popularizada como “Copinha”, que é disputada no mês de janeiro, é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e já se encontra na 43ª edição. São 96 clubes de todo o Brasil que se dividem em 24 grupos em 24 cidades diferentes do estado de São Paulo. Este é o principal torneio de futebol da categoria sub-18, e é uma competição de nível nacional, que atrai olheiros de todas as partes do Brasil em busca de novos talentos. Toninho Cerezo, Falcão, Raí e Cafú são exemplos de craques que brilharam em edições anteriores do campeonato, ganhando projeção nacional e que mais tarde se tornariam grandes ídolos do futebol brasileiro.

E são nesses grandes nomes que os jovens jogadores do Confiança e do Sergipe se espelham para continuar acreditando na realização do sonho de ser um jogador profissional e ter o trabalho reconhecido. Apesar do valor que é participar de um campeonato como esse, a qualidade da estrutura que a base dos dois clubes dispõem não é das melhores se comparada à equipes de nível nacional, precisam de maior atenção, cuidado. 
 
Guidon - técnico do Sergipe

“Temos a estrutura mínima que o futebol nos dá. Mas é uma estrutura que para o estado é boa, porém para o cenário nacional ainda falta muito, falta investir mais, falta dar mais apoio a esses garotos. É isso que está faltando para o nosso futebol. Então só vamos ter esse retorno dos nossos dirigentes, se a gente procurar nessas competições fazer um bom trabalho”, explica o técnico da divisão de base do Sergipe, Guidon. 
 
João C. Nascimento - técnico do Confiança







O treinador do sub-18 do Confiança, João Carlos Nascimento, complementa destacando a importância dos juniores: “O clube tem nos dado uma condição boa de trabalho dentro da nossa realidade. O time hoje que não trabalhar com base vai ser um clube falido e dificilmente terá vida no futebol”. 

 


Associação Desportiva Confiança


O Confiança tem como meta, durante o período de recesso do futebol sergipano, dar maior atenção às categorias de base, realizando trabalhos que viabilizam melhorias no espaço físico do Estádio Proletário Sabino Ribeiro e preparando o elenco do Sub-18 para Copa São Paulo.
João comanda mais um treino do Confiança.
 
“Na verdade é uma competição que qualquer garoto quer participar, mas a vontade de um jogador não é suficiente. É preciso se fazer um planejamento de no mínimo seis meses para uma competição desse quilate. Quando uma equipe se planeja, faz um trabalho detalhado daquilo que precisa durante os seis meses, as evidências positivas aparecem e o clube consegue passar até de fase”, explica o técnico João Carlos Nascimento.

Na copinha o time proletário encara na primeira fase o Internacional-RS e o Santo André, clubes que possuem uma boa base, são tradicionais e de muita qualidade, que prometem dar muito trabalho para o Dragão. O técnico do Confiança diz que fará com que os meninos entendam a importância da competição para que possam surpreender equipes como o Inter e passar de fase”. Outro adversário do time é o anfitrião, Leme, já que os jogos do grupo serão realizados
na cidade de Leme.
Lucas - zagueiro
Segundo o zagueiro do Confiança, Lucas, 16 anos, essa "Copinha" tem uma importância muito grande para o atleta, é a chance de mostrar seu futebol e se destacar, e também torcer pelos amigos. Para não deixar que a pressão de estar no foco de vários olheiros iluda o jogador e ache que o mais importante é o individual, o zagueiro de 18 anos, Júnior, reforça: “Se é um grupo, temos que trabalhar todos juntos. Se um vencer, todos vencerão, não um só. Sabemos que o individualismo não vai levar ninguém a nada, só prejudica”. 

Zagueiro Júnior

 
Club Sportivo Sergipe


O Sergipe também treina com força total para conseguir alcançar um bom resultado na competição. Apesar da estrutura limitada, o clube acredita que com um planejamento e com maior apoio de seus dirigentes poderão fazer bonito na copinha.
 
Treinamento da base do Sergipe no Estádio João Hora
Goleiro Júnior Cruz


“A gente sabe que o clube está passando por dificuldades financeiras, eles estão fazendo o possível por nós, dando condições, como transporte, alimentação, por isso que fazemos nosso papel dentro de campo para poder no futuro ajudar o clube”, afirma o goleiro da equipe colorada, Junior Cruz, de 17 anos. Já o capitão da equipe, Leno, de 18 anos, afirma que a estrutura é razoável. Para ele, apesar de ser um time de grande porte aqui em Sergipe, com um grande nome, uma boa torcida, falta mais a valorização das bases.





“Se a federação valorizar mais as bases, não só a do Sergipe, mas também as dos outros clubes, a realidade será outra”, diz o jovem capitão.
Leno - capitão da equipe sub-18 Sergipe

Apesar do futebol do estado estar passando por um momento difícil, onde o incentivo é pouco e consequentemente os resultados menores ainda, os jogadores não desanimam, seguem em busca da realização do sonho e veem na Copa São Paulo uma oportunidade para brilhar.

Na primeira fase da competição, o Sergipe terá jogos em Barueri, enfrentando o Palmas-TO e dois times já conhecidos como grandes reveladores de talentos, o Grêmio Barueri e o São Paulo, o que não será nada fácil para o colorado do sertão. “Já que no sorteio fomos agraciados em pegar o São Paulo, vamos procurar fazer o nosso trabalho. A gente sabe da importância que é pra equipe, sabe da dificuldade que tem enfrentar um clube que tem uma estrutura, se não a melhor, uma das melhores do país, e nós ainda estamos engatinhando nesse projeto. Mas nós estamos indo lá pra buscar o nosso espaço, pra conseguir nossa classificação. O trabalho esta sendo feito, os garotos estão entendendo, quem sabe possamos, correndo por fora, como o azarão do grupo, desbancar esses grandes”, diz o técnico Guidon.

Acesse a tabela completa da Copa São Paulo 2012: clique aqui.


Repórter: Thaís Guedes | Editor: Osmar Rios | Fotos: Thaís Guedes e Emily Lima


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010