'UFS em Movimento' promove atividade física gratuita na Universidade

domingo, 13 de novembro de 2011


Que tal praticar uma atividade física de qualidade gratuitamente na própria universidade?  Pois é, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) isso é possível através do programa ‘UFS em Movimento’. Fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) e os professores do Departamento de Educação Física (DEF), o projeto promove a prática da atividade física e esportiva entre os alunos, servidores e terceirizados, e busca desenvolver o sentimento de identidade destes com a UFS.

Como resultado, o ‘UFS em Movimento’ proporciona a difusão da prática esportiva entre a comunidade acadêmica, e proporciona aos alunos-monitores de cada modalidade colocarem em prática o que aprendem em sala de aula. Criado no segundo semestre de 2011, as inscrições se deram de 17 a 21 de outubro; inicialmente o programa ofertou 1200 vagas, distribuídas entre 23 modalidades, individuais e coletivas. Musculação, pilates e natação foram as primeiras a terem todas as vagas preenchidas.

Clique aqui e confira a lista completa de modalidades e vagas

O coordenador do ‘UFS em Movimento’, professor Roberto Jerômino, explica o motivo da grande procura. “As pessoas tem uma relação muito próxima com a natação. Já o pilates tem sido mais procurado pelos servidores e pelos alunos com orientação clinica, e as atividades de academia sempre são muito procuradas de modo geral”, informa. Segundo ele, a grande surpresa foi a procura pelas lutas, como judô e karatê.

No período em que estavam abertas as inscrições, a procura como um todo da comunidade universitária pelas modalidades surpreendeu os envolvidos com o programa. O benefício fisiológico e mental, como maior disposição e melhor desempenho escolar, cada vez mais relatado pela imprensa, pesquisadores e estudantes em trabalhos acadêmicos, tem grande influência nessa situação.



Aluna do 8ª período de Jornalismo, Mayana Macedo conheceu o projeto através de um amigo, e logo tratou de garantir sua vaga na natação. Segundo a estudante, a escolha da modalidade se deu como forma de complementar sua atividade física, pois pratica musculação há seis anos. “Me matriculei pensando em melhorar a minha capacidade cardiorrespiratória e a definição muscular”, afirma.

Portadora de rinite alérgica (inflamação das mucosas do nariz ocasionada pelo contato com determinadas substâncias que provocam alergia), Mayana já percebe os benefícios decorrentes da natação. “Qualquer atividade física, dependendo a intensidade com a qual ela é executada, aumenta a disposição. Percebi que a minha respiração melhorou bastante”, declara a jovem.




Monitoria


Nesse primeiro momento, os monitores foram escolhidos pelos professores dos cursos de Educação Física, Artes e Dança. Esses alunos são acompanhados por docentes e recebem uma bolsa no valor de R$ 360. Mas a importância dessa atividade vai muito além do apoio financeiro.

Para o estudante do 6° período de Educação Física, Érik de Cerqueira Wanderley, a monitoria tem papel importante na sua formação, já que possibilita ao aluno colocar em prática tudo o que o professor expõe em sala de aula. “Praticamente tudo que ocorre nas práticas o professor já tinha alertado em sala, e continua orientando sobre como me programar e executar as tarefas. Ganhamos experiência, além de que o contato com as pessoas nos ajuda a encontrar a melhor forma de lidar com situações adversas”, explica o monitor de voleibol.



Mais uma chance

Até o momento, apesar de as aulas já iniciadas, encontram-se abertas as inscrições para as modalidades de caminhada e corrida, basquetebol, handebol, dança afro, dança afro contemporânea e badminton. Além disso, no dia 16 de novembro serão abertas as inscrições para novas turmas de dança do ventre, dança de salão e jazz.

Para se inscrever, o interessado deve se dirigir até a sala do ‘UFS em Movimento’, localizada em cima do Restaurante Universitário (Resun), das 8h às 13h e das 15h às 18h, portando uma cópia do horário, se for aluno, número do Siape, se for servidor, ou a declaração do setor em que trabalha, caso seja terceirizado. Todos devem levar documento com foto.  Mas corra, porque as inscrições são encerradas à medida que esgotam as vagas.

Caso não tenha interesse por essas modalidades, terá que aguardar um pouco mais para iniciar a prática esportiva, pois o período de inscrição só será reaberto no início do próximo semestre. De acordo com o coordenador do ‘UFS em Movimento’, os alunos que atualmente estão matriculados poderão renovar a matrícula, mas para isso terão que participar do processo de inscrição como qualquer outro interessado.

Mas há ainda uma esperança. Em todas as modalidades, existem critérios a ser seguidos para que os matriculados não percam a vaga. O aluno que tiver três faltas consecutivas ou cinco falas alternadas sem justificativa é automaticamente desligado da modalidade, e a sua vaga é reaberta.


“Sabemos que em algumas modalidades as vagas vão acontecer, mas nós não temos como divulgar individualmente. Então vamos aguardar fechar um número considerável para abrirmos as inscrições e divulgar no Portal UFS. Sempre assim”, finaliza o professor Roberto Jerônimo.       

Mais informações pelo telefone 2105 6541 ou através do email ufsemmovimento@gmail.com.

Texto: Nara Barreto
Editor: Edson Costa
Fotos: Nara Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010