Aracaju ganha mais um atrativo turístico com museu digital

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


     Na noite do último dia 26 de novembro, foi inaugurado o Museu da Gente Sergipana. Fundado em 1926, o prédio do antigo Colégio Atheneu Dom Pedro II, o Atheneuzinho, foi restaurado para receber a instalação. Foram investimentos cerca de R$ 22 milhões para tornar o edifício há muito fechado no primeiro museu digital e interativo do estado.
   
   O investimento foi feito pelo Instituto Banese, criado em 2009. O evento também comemorou os 50 anos e o lançamento da nova marca do banco que empresta o nome ao instituto e contou com a presença de diversos políticos e pessoas ilustres do estado. O governador Marcelo Deda enalteceu a importância de um museu que em vez de obras mostra o povo sergipano. “É um museu para elevar a auto-estima do povo sergipano, para que nós possamos ter orgulho da nossa terra e do nosso povo, para que possamos perceber a grandeza da contribuição que o menor estado do Brasil ofereceu a nação brasileira”, declarou.
Visita do Governador Marcelo Déda as intalações
   
   O novo museu do estado inova em todos os aspectos. Em relação ao conteúdo, pois expõem o patrimônio imaterial do estado. E na forma, com suas exposições digitais e interativas. Para o governador do estado, esse é um marco na museologia do estado. “Com essa inauguração ganhamos muito mais que um prédio restaurado, ganhamos o primeiro museu do Nordeste a usar a tecnologia de ponta e o que há de mais moderno na informática, para preservar a memória do nosso povo e divulgar a cultura da nossa gente”, afirmou Marcelo Déda.
   
   No térreo, as instalações contam com um auditório com capacidade para 100 pessoas, foyer, átrio cultural e galeria para exposições temporárias.  Já no segundo piso, está montado o túnel que exibe imagens das belezas naturais e os biomas do estado, uma mesa gastronômica com pratos e ingredientes típicos do estado e exposições interativas sobre cultura e o povo sergipano. 

   O projeto foi elaborado com participação de curadores locais e de registros em todo o estado e prevê ainda a formação de uma equipe multidisciplinar capacitada para atender ao público, além de gerar conteúdos educativos que fomentarão o cotidiano do Museu. A frente de toda essa produção estava Marcello Dantas, reconhecido curador de exposições e diretor de documentários, que trás no currículo a montagens de museus como o da Língua Portuguesa, em São Paulo
    
   Esse não é o primeiro museu do estado a focar no povo sergipano. Em 1996, o Museu do Homem Sergipano (MHSE), pertencente à Universidade Federal de Sergipe, foi inaugurado. Mas os conteúdos dos dois museus diferem em seus acervos. O Museu da Gente tem uma abordagem mais cultural e até turística do povo, já o MHSE mostra a história.
Fachada lateral do Museu
   O Museu da Gente Sergipana fica instalado na Avenida Ivo do Prado nº 398, no centro de Aracaju e está aberto à visitação pública desde o dia seis de dezembro, de terça a domingo, inclusive aos feriados, das 9h às 20h, com entrada gratuita. Além disso, você confere a exposição alusiva aos cinqüenta anos do Banese, que mostra como foi à evolução do banco contando a história de como surgiu, incentivando e valorizando os artistas e atletas sergipanos, sendo um banco de realizações e desenvolvimento social, para a transformação do povo sergipano. 




Por: Daniel Nascimento
Fotos: Site banese, Site Lícia Fàbio e Portal Atalaia agora
Edição: Lenaldo Severiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010