Medo de dirigir tem cura

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Insegurança e medo são reações comuns entre algumas pessoas que não conseguem ligar o carro, dar a partida e sair de suas residências para realizar suas atividades diárias, preferindo fazer um percurso mais cansativo. Para tanto, utiliza outras opções de locomoção, a exemplos de ônibus coletivo e táxis. 

Após passar pelas autoescolas e tirarem a carteira de habilitação, várias pessoas deixam-na guardada no fundo de uma gaveta ou, simplesmente, a utilizam como instrumento de identificação. Entretanto, em situações de emergência, esse medo é superado momentaneamente pela necessidade, é o caso de Ilmara Oliveira, de 28 anos.
Ilmara Oliveira


“Há três anos tirei a habilitação, fiquei dois anos parada e não pegava no carro, quando decidi tomar a iniciativa, eu não conseguia, sentia medo e nervosismo. Somente quando meu esposo estava doente, em uma madrugada, e como não tinha trânsito naquele horário eu dirigi, mas não sei se conseguirei outra vez”, relatou. Ilmara ainda acrescentou que já procurou ajuda para voltar a dirigir. “Eu vou voltar a dirigir, eu quero voltar dirigir”, declarou em tom bastante expressivo.

Psicóloga Ranya Knupp



Em entrevista ao Contexto Online, a psicóloga Ranya Knupp Rocha esclareceu que “insegurança, traumas, ansiedades generalizadas, complexo de inferioridade, impaciência e síndrome do pânico são alguns fatores que levam a pessoa a achar que não é capaz de dirigir. E complementou: “O tratamento, através da motivação, mostrará que qualquer cidadão tem capacidade de superar seus medos”.




O medo de dirigir requer tratamento e acompanhamento psicológico com a finalidade de trabalhar a aversão ao volante, como também contribui para superar outros traumas possíveis que surgem a partir desse medo. “A terapia breve, focada nos problemas, aborda até outros medos. Trabalhamos com a respiração diafragmática, a motivação e a psicoterapia, mostrando ao paciente que ele é capaz de dirigir. É feita uma análise como um todo para ver se o problema é patológico”, afirmou a psicóloga Ranya Knupp.
Além das terapias em consultórios, existem também autoescolas especializadas para ajudar pessoas que já possuem carteira de habilitação. Em Aracaju, existe a empresa “Dirigindo Bem”, que auxilia pessoas com essa dificuldade. “A primeira aula é gratuita e é feita uma avaliação do cliente, caso exista o interesse em continuar, fazemos um pacote de aulas. Existe também a participação de psicólogos que o acompanha a cada quatro aulas no carro, também são feitas terapias em grupo”, informou a atendente Sara Benevide.
Leia mais sobre o assunto: clique aqui

Repórter: Vanessa Monteiro |    Editor: Osmar Rios    |  Fotos: Vanessa M. e arquivo pessoal (Ranya)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010