Sergipe por dentro da moda

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

   

 Logo no fim do inverno a pergunta que surge é: O que estará na moda nessa primavera/verão?  O guarda-roupa deixa as roupas de inverno no cantinho e dá espaço às cores alegres das estações seguintes.  O mesmo acontece nas vitrines das lojas, que até coleção pré-primavera/verão trazem ao consumidor.
Luziene Santos
          O clima quente é predominante em Sergipe, por isso essa época é a mais aguardada por seus moradores. Esse ano trouxe bastante coisa interessante para usar e abusar. Cores, estampas e um clima super romântico são as pedidas da estação. “Aqui procuram muito macacão, vestido com bastante renda, saias de babado, shortinhos. As estampas florais e listradas estão aí com tudo! Já sobre o perfil dos consumidores, ela afirmou que é bem dividido: Existem os mais discretos que ficam na escolha dos tons branco e bege e também os mais ousados, que não tem medo das cores mais fortes”, declara a empresária Luziene Santos, dona da loja Linda Mulher.
          Além das peças procuradas na loja de Luziene, outras estão em questão. Inclusive peças com cara de inverno, como o xadrez, só que com tons mais alegres e em peças mais leves. Camisetas com estampas divertidas, transparências, color blocking*, franjas, plumas, vestidos e saias longas, jardineiras, sandálias espadrilhas*, peças rústicas, coletes e jaquetas jeans, dentre outros. O brilho também está em alta, mas com cautela, escolha uma peça e combine com tons mais neutros, como o preto, para não ficar muito exagerado.  Outra dica é apostar nos acessórios, pois fazem toda a diferença na finalização de um look*.
          Saiba que o velho também pode ser novo. Faça uma limpa no guarda-roupa para reaproveitar peças antigas. Se não se sentir bem e confortável, não force usar. O mais legal do verão é poder se divertir e, como Sergipe já é muito quente, a única pressão incontrolável é o Sol. 
Cores e estampas da estação

Moda em Sergipe
Algumas peças que são tendência
 
           Sergipe é um alvo crescente da moda. Com passos pequenos, mas com grandes expectativas. Os blogs que falam sobre o assunto aparecem constantemente e tais ferramentas colaboram com a divulgação da informação sobre moda no estado. Márcia Pacheco, do blog Casa de Paetê, acha que só de colocar o assunto em discussão a todo tempo já é de grande valia.
Márcia Pacheco
 Sergipe também pode acrescentar moda no Brasil e quem sabe até no mundo. Sobre isso, Márcia responde: “Primeiro, é necessário que o sergipano valorize o que é produzido no Estado. A renda irlandesa produzida em Divina Pastora, por exemplo, é considerada Patrimônio Cultural do Brasil, e poucas sergipanas conhecem a beleza das peças. O estilista Altair Santo ficou em segundo lugar em um programa da Rede Globo como estilista revelação e temos outros nomes como Marcela Marciel e Ana Badiali. A arquiteta Maiara Lima mantém uma marca própria de roupas chamada Tris com peças lindas. Esses são apenas alguns exemplos que eu conheço, mas acho que Sergipe tem muito para acrescentar na cena da moda nacional, mas, antes disso, é preciso que os próprios sergipanos dêem valor ao que é produzido na terra.”
          Alguns eventos como a Aracaju Fashion Square, que ocorreu em novembro em sua quarta edição, são ótimos para mostrar o que a cidade pode oferecer. Promoção de marcas, de modelos do Estado e até de peças, como a renda irlandesa. Este evento é o maior que ocorre por agora, mas existem alguns conhecidos pela Márcia como o Mercado Xique, por Isabele Ribeiro e o Bazar nada básico, de Vivian Galindo, ambas blogueiras.
Por fim, a blogueira dá sua opinião sobre a situação da moda em Sergipe. “Está em ebulição. As pessoas estão enxergando mais moda, vendo que ela está em todo lugar. Os lojistas têm apostado em peças mais ousadas, os consumidores têm buscado mais informações de moda e fazendo uma compra mais orientada. O cenário está agitado. E crescendo.”


Onde comprar?
Juliana Déda
          Principalmente no fim do ano quando queremos renovar o guarda-roupa e comprar presentes para o Natal, gastar muito não é um objetivo. Contudo, fiquem atentos em lojas no Centro e nos Shoppings que estão em promoção e facilitam o parcelamento das compras. E, mais importante, dê uma passada nas lojas de departamento, que trazem sempre um preço mais popular, porém com qualidade. O bom, também, é que elas podem ser encontradas tanto no Shopping, quanto no Centro.  Juliana Déda tem um ótimo pensamento na hora de comprar e serve como exemplo.  “Geralmente quando estou à procura de uma roupa e ela é um pouco mais cara, compenso comprando uma peça mais barata para compor o look. Ou até já imagino o que tenho em casa que possa utilizar com ela. Sempre estou rodando por lojas de departamento, são mais acessíveis ao bolso e encontro muitas coisas legais.”



*Glossário de moda:
Color blocking: Consiste em misturar cores fortes com frias ou harmonizar cores semelhantes. Juntas, dão um ótimo efeito.
Sandália espadrilha: É um sapato com salto anabela. Muitas são feitas de tecido e o solado pode ser de corda, cortiça ou palha.
Look: Na moda, look significa a parte final de uma produção. Uma combinação de peças forma um look.


Repórter: Ana Carolina
Editor: Raimundo Morais
Imagens: Juliana Déda: Ana Carolina Souza
Luiziene Santos: Ana Carolina Souza
Montagem: Ana Carolina Souza
Primavera/Verão: Larissa Ferreira

Márcia Pacheco: Arquivo Pessoal de Márcia 
Cores e estampas: Ana Carolina Souza

Um comentário:

jujuba_sd disse...

Me senti lisonjeada com essa sua matéria viu!!!!

Adorei, Carol!!!!

:D

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010