Espinhela Caída é um mal que atinge inúmeros brasileiros

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dor nas costas é um problema que atingi milhares de brasileiros e tem cura. O melhor é que ela pode ser prevenida se você tomar alguns cuidados diários, desde a um simples espirro até a condução de um veículo. Seus nomes populares são inúmeros: dor na lombar, lombalgia, lumbago, dor na cintura, coluna travada e até o exótico espinhela caída.

Todo mundo algum dia já acordou com uma dor insuportável próximo à cintura e acima das nádegas. Este lugar especifico é a região chamada coluna lombar. A dor no início pode ser leve e ir aumentando gradativamente, piora a cada movimento em sinais de “pontadas”, mas melhora na posição deitada. Se o incomodo não for tratado pode se tornar crônico e estar sempre presente ou desaparecer e reaparecer em intervalos variáveis.


A dor nas costas também pode ter início rápido e agudo, geralmente motivada por um movimento brusco - "mau jeito" - ou queda. Às vezes o incomodo vem acompanhado de dor em uma das nádegas que se prolonga até a parte posterior da coxa e também para a panturrilha, podendo chegar até ao pé. Esta dor é diferente da lombar e é a chamada de dor ciática. Quando ela está associada à formigamento ou perda de força nas pernas ou ainda perda de sensibilidade, deve tratar-se de lesões mais sérias e o doente necessita urgentemente procurar um médico.





Dor nas costas no trabalho

De acordo com informações do portal “Dor nas Costas”, que tem por responsável o ortopedista especializado em cirurgia de coluna vertebral, Ivan Ferraretto. Trabalhos científicos mostram que, pelo menos 50% dos trabalhadores da indústria e do comércio, apresentam dor nas costas por algum período durante a sua carreira e que, em algumas indústrias mais de quatro horas por ano por operário eram deixadas de trabalhar devido a estas dores. Acrescente-se que 85% dos portadores de dor nas costas têm crises repetitivas.Os trabalhadores com maior risco são aqueles que carregam pesos ou que assumem posturas erradas nas posições: sentada ou de pé, portanto a prevenção é fundamental. A principal ferramenta para evitar lesões são os exercícios orientados por profissionais competentes.

As prováveis causas da dor nas costas ocasionadas por tipo de trabalho são chamadas lombalgias ocupacionais. Os principais fatores são levantar, carregar ou empurrar peso exagerado. À exemplo de trabalhadores braçais, demolição de estruturas com brocas vibratórias e enfermeiros que manipulam doentes acamados. E também, posturas erradas prolongadas nas posições sentada ou de pé. Como é o caso de dentista, desenhista em prancheta, operador de computadores, motoristas profissionais, cirurgião e trabalho em escritório.
Coluna com Escoliose

A fisioterapeuta Lívia Borges disse que os problemas mais comuns de coluna, causados pelo trabalho são geralmente três: hérnia discal (bico de papagaio), escoliose e lombalgia. Segundo ela, os tratamentos mais indicados são exercícios de isometria, que ajudam a fortalecer a musculatura vertebral. Dentre os tratamentos estão a hidroterapia, RPG, pilates, musculação e alongamento, além da redução do peso para potencializar os resultados. Quanto ao tempo de recuperação, Lívia esclareceu que depende do grau da lesão. Para a dor leve na fase inflamatória, aproximadamente 72 horas; para dor moderada cerca de um mês e para dor grave, varia de um a quatro meses.

Acompanhe o vídeo para saber qual a posição correta para usar o computador, seja no trabalho ou em seu domicilio. Também veja no Box conselhos e dicas para uma boa postura, sem prejudicar a coluna.







Vídeo


Box de conselhos e dicas

  1. Como sentar

Sentar sempre em cadeiras duras evitando poltronas macias. O encosto deve ter uma saliência na região lombar para dar suporte e manter a Lordose Lombar na posição correta. Os pés devem se apoiar completamente no solo ou em um pequeno estrado de 5 a 8 centímetros de altura. Os quadris devem ser mantidos em 90 graus ou levemente mais elevados. Evite debruçar-se sobre a mesa e apóie bem os braços, mantendo o cotovelo em 90 graus.

2. Como ficar de pé

Mantenha um estrado ou pequena banqueta de mais ou menos 10 centímetros de altura nos locais que você habitualmente permanece. Coloque alternadamente um dos pés na banqueta e trabalhe normalmente. Esta posição diminui a Lordose Lombar dando uma sensação de bem estar na coluna. Se não tiver banqueta colocar sempre um dos pés à frente.

3. Como dormir

Se o seu lado direito é o mais doloroso, deite de lado apoiando o lado direito no colchão e coloque um travesseiro entre os dois joelhos. O colchão deve ser semi-rígido, mais para o rígido do que para o mole.
4. Como pegar / carregar peso
 
Se o peso estiver à altura das suas mãos, coloque um dos membros à frente, dobre ambos os joelhos, faça um "pelvic tilt" pegue o peso e traga-o para próximo do seu corpo.Se o peso estiver no solo, você deve agachar-se e dobrar completamente ambos os joelhos, pegue o peso próximo do seu corpo e fique de pé "esticando" ambos os joelhos. Descarregue o peso nos joelhos e não na coluna.


5. Para dirigir carro

Sente o mais próximo possível do volante e desta maneira você estará mantendo os seus joelhos um pouco mais alto que os quadris. Coloque uma almofada atrás da região lombar. Pare o carro a cada 30/40 minutos, desça e faça vários "pelvic tilt".




Por Cláudia Oliveira
Edição: Vanessa Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010