Meta da Campanha de Vacinação Antirrábica em Aracaju não é superada.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011



Foi realizada entre os dias 28 de novembro à 3 de dezembro a Campanha de Vacinação Antirrábica. O Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju (CCZ) juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, tinham como meta imunizar cerca de 47 mil animais, entre cães e gatos, até o fim da campanha, que teve como objetivo eliminar a raiva na capital sergipana, que desde 2008 não registra raiva em animais. A campanha atingiu toda a cidade de Aracaju e esse ano foi realizada em duas partes. Na primeira, que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 1° de dezembro, agentes visitaram residências na Zona de Expansão de Aracaju e suas adjacências, onde foram vacinados mais de 3 mil animais e múltiplos proprietários foram orientados sobre os riscos da raiva. “Em alguns locais muitos donos não sabiam do que se tratava, mas passamos informação e eles aceitaram muito bem a vacinação em seus animais”, informou José Cosme Lima, um dos agentes participativo da campanha.

Na segunda etapa, que durou apenas dois dias, 2 e 3, mais de 10 mil animais foram vacinados e os postos de vacinação foram distribuídos pela capital em 100 locais estratégicos, visionado o bem-estar do animal.  “É importante que o dono não se desloque por uma longa distância debaixo do sol com o seu animal, pois, isso altera o organismo e conseqüentemente a resultado da vacina”, informou Paulo Thiago dos Santos, coordenador do Zoonoses.

Essa segunda etapa também foi realizada em outras cidades do estado como São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Propriá, que garantiram a vacinação durante esses dois últimos dias de campanha. “Sei da importância da vacinação e por isso sempre que tem a campanha trago meu cachorro para ser vacinado”,disse Vinícius Silva, morador do Conjunto Eduardo Gomes; só nesse conjunto de São Cristóvão mais de 200 animais foram vacinados no primeiro dia.

A vacina que estava sendo distribuída desde o inicio do mês de novembro, continuará a disposição dos sergipanos, contudo, quem não conseguiu vacinar seu animal durante todo esse período de campanha terá que se deslocar até o Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju para conseguir a vacina. Lembrando que animais com menos de quatro meses de idade não podem ser vacinados e se caso algum animal apresente reação deve-se encaminhá-lo para o CCZ de Aracaju. Durante toda a campanha mais de 15 mil animais foram vacinados, o número estimado era de 47 mil.

Retorno da Campanha que estava suspensa.


Agentes se doam o máximo para atingir a meta.

No ano passado o Ministério da Saúde suspendeu a campanha, em função de reações que a vacina estava provocando em animais de alguns estados do país, em alguns casos os animais chegaram a óbito. Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Aracaju, Paulo Thiago dos Santos, a vacina distribuída ano passado (que não chegou a ser distribuída no estado) teve mudança em um dos compostos de sua fórmula, que foi encaminhada para outro laboratório para uma nova fabricação.  A vacina que foi distribuída esse ano em Sergipe já é do novo lote de fabricação e até o fim da campanha não houve registros de reação de animais vacinados em nenhum dos locais onde a vacina foi distribuída. 


A Raiva

A Raiva (também conhecida com Hidrofobia) é uma doença provocada por vírus, caracterizada por afetar o sistema nervoso de mamíferos e pode ser transmitida através da mordida ou arranhão de algum animal infectado.  Os primeiros sintomas da raiva no animal são medo de luminosidade, o animal fica agressivo, evita beber água e possui salivação excessiva. Em humanos os sintomas são inquietude, dificuldade de deglutir, salivação excessiva, com o passar do tempo alucinações e febre. Mesmo estando vacinado, caso o animal seja mordido por algum outro comprovadamente raivoso, deve ser revacinado e ficar em observação por 90 dias. Ao completar 10 dias infectado o animal vem a óbito.

Repórter: Larissa Ferreira
Fotos: Larissa Ferreira
Editor: Raimundo Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010