SSP-SE discorda dos dados que apontam Sergipe como o 5° mais violento do país

sábado, 10 de dezembro de 2011

Ranking dos estados brasileiros mais violentos no ano de 2010, de acordo com o número de homicídios (taxa calculada por 100 mil habitantes). 

    O Anuário Brasileiro de Segurança Pública produzido pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceira com o Ministério da Justiça, chega a sua quinta edição trazendo os dados de 2010, além de discordâncias por parte da Secretaria de Segurança Púbica de Sergipe (SSP-SE), que afirma a existência de irregularidades nas estatísticas que dizem respeito ao Estado. 

    Divulgado no ultimo mês de novembro, o documento é considerado a principal fonte de informações sobre a segurança pública no Brasil. Publicado uma vez por ano, reúne estatísticas sobre gastos na área, número de policiais e de presidiários, além de fazer um retrato da violência no País.  A pesquisa trabalha com dados fornecidos pelos próprios estados, e, seus últimos números apontam Sergipe como o quinto mais violento de todo o Brasil, liderando nos crimes de latrocínio e homicídio culposo no trânsito.

    As pesquisas baseiam-se nos dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e de acordo com comunicado da SSP-SE, ao transferir essas bases de dados para um sistema via web, algumas informações foram corrompidas e divulgadas mesmo assim. “Para ter uma ideia, o anuário diz que Sergipe teve 71 latrocínios, nós tivemos 20. Gestão nenhuma resistiria a 71 latrocínios, que é o roubo seguido de morte”, afirma o coordenador de assessoria de comunicação da Secretaria, Lucas Rodrigues Rosário.


Lucas Rodrigues Rosário - Coordenador da assessoria de imprensa da SSP-SE.

    Um detalhe importante que, segundo a SSP-SE, não foi levado em conta pela pesquisa, são os grupos que dividem os estados de acordo com a confiabilidade no repasse de dados. Existem três grupos, fazem parte do primeiro os estados que disponibilizam boa parte de suas informações. O segundo é formado por aqueles em que apenas metade dos seus dados é repassada. E por fim, o grupo de baixa confiabilidade, estados que divulgam uma pequena parcela dos seus números. Enquanto Sergipe, que pertence ao grupo de alta confiabilidade ,segundo a Senasp, enviou 89% dos dados, houve estados que não ultrapassaram o envio de 15% da informação. Apesar disso, a avaliação colocou todas as unidades da federação em um mesmo bloco. “Sergipe está no nível 1, é injusto compará-lo com Roraima que no grupo 3, só informou 14% dos crimes que foram cometidos”, exemplifica Lucas Rosário.

    Segundo o órgão, existe mais um erro na pesquisa que propicia Sergipe a figurar na incomoda marca de quinto estado mais violento do país, o equívoco no número da população total do Estado no ano de 2010. Para se chegar ao cálculo da taxa de homicídios por 100 mil habitantes, a Senasp utiliza uma fórmula padrão que é: total de homicídios dividido pela população e multiplicado por 100 mil habitantes. A pesquisa levou em consideração que Sergipe tinha, em 2010, uma população de 1.860.946, quando na verdade o número correto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 2.036.277 habitantes. “Os equívocos são claros por parte do Ministério da Justiça. Estamos aguardando uma errata para que essa situação seja publicada e nós possamos fazer um estudo através do nosso setor de estatística, para que coloque Sergipe no lugar que ele deveria estar”, salienta Lucas.

 
     O lado positivo dos dados 

    Já outra estatística divulgada no anuário agradou muito a SSP, foi o fato de Sergipe ter sido destacado como o Estado que mais investiu em segurança pública, obtendo um aumento de 44,9% de 2009 para 2010.“Passamos por investimentos muito grandes em várias áreas, da tecnologia, na parte de equipamentos, houve uma mudança revolucionária no salário do policial militar, civil e bombeiro de Sergipe. Em 2007 esses profissionais tinham autoestima baixa, moravam em locais que para o policial eram perigosos. Então hoje, o policial recebe muito bem, e isso tem refletido no combate a criminalidade nas ruas da capital e do interior”, afirma Lucas Rosário. 
Ranking dos estados brasileiros que mais aumentaram seus gastos com segurança pública (de 2009 a 2010).


Pedro Rosendo - Morador do centro de Aracaju

     A voz da população

    E desta vez, quem discorda da informação é o povo. “Segurança em Aracaju é caótica, deficiente. Não por falta de policiamento, e sim por falta de vontade mesmo dos governantes. Muitos policiais são desviados de função, fazendo segurança de políticos, de órgãos públicos, enquanto a população fica à míngua”, critica o morador do centro da cidade, Pedro Rosendo. “Aqui no centro o policiamento é razoável, mas nas periferias deixa a desejar mesmo. A polícia chega depois que tudo já aconteceu, depois que o elemento já fugiu, já matou”, continua.


José Alves dos Santos - Morador do bairro Cirurgia

   “Policiais hoje estão ganhando muito bem, vários  estão dentro de gabinetes, dentro de órgãos do Estado dando segurança a marajás, pessoas que não precisam, enquanto nós que pagamos os impostos e que colocamos os políticos no poder não temos segurança”, afirma o morador do bairro Cirurgia, José Alves dos Santos, que classifica a segurança na capital aracajuana como de péssima qualidade e diz não enxergar melhorias e nem onde os investimentos foram empregados.







Para visualizar ou fazer o download do Anuário Nacional de Segurança Pública, acesse:
http://www.estadao.com.br/especiais/raio-x-da-seguranca-publica-brasileira,153284.htm
http://www2.forumseguranca.org.br/node/26939


Por: Thaís Guedes
Fotos: Thaís Guedes, Emily Lima e Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Editor: Eduardo Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010