Didáticas da UFS passam por reforma e adequação estrutural

quarta-feira, 27 de março de 2013


Didática VI foi a primeira a ser reformada (Fotos: Keizer Santos)
Quem passa pela frente da didática VI, que está em obras, se pergunta o porquê de toda aquela estrutura do lado de fora, já que o projeto é só colocar ar condicionados nas salas. Contudo, o que muitos não sabem é que essa reforma não se trata apenas de climatização das salas de aulas.
A reforma e adequação das didáticas são o foco das obras pelas quais as seis didáticas irão passar. E a climatização é apenas um dos serviços a ser realizado, que inclui ainda salas de aulas com portas de vidro para facilitar aos cadeirantes a visualização da sala; revestimento externo da didática com pastilha cerâmica; instalação de equipamentos de combate a incêndio e mais uma série de reformas no circuito elétrico, na pavimentação, drenagem, entre outras.
Várias adequações são feitas na Didática
De acordo com informações disponibilizadas no anexo I do edital de licitação,  serão modificados os telhados das didáticas I, II, III e VI que são as mais antigos. Também serão aplicadas novas normas técnicas aplicadas as instalações elétricas, e pensando em manter a segurança contra incêndios serão instalados extintores, placas de sinalização e lâmpadas de emergência. Ainda neste documento está disponível as especificações do orçamento, avaliado em 12 milhões de reais e o prazo de término da obra que é de 8 meses.
Segundo o diretor de obras da UFS, Ubirajara Santos, o projeto inclui ainda pontos de data show em todas as salas de aulas e acesso à rede de internet wi fi. Ele destaca, que a elaboração do projeto de climatização foi impulsionado por conta da demanda dos estudantes, que reclamavam do calor. Antes existia uma cultura de que não era necessário a implantação de ar condicionados,  explica, pois a ventilação natural e o uso de ventiladores eram suficientes. Contudo o próprio diretor de obras afirma que no Nordeste isso não funciona, pois o desconforto térmico é evidente. 
Se a temperatura média do ambiente na UFS é em torno de 30º a 35º, imagine a elevação dessa sensação térmica em uma sala com mais ou menos 30 alunos. Baseado nisso, de acordo com observações feitas em um ambiente climatizado, percebe-se que a temperatura média de um ar-condicionado para que a sala fique termicamente confortável varia entre 20° e 25°.

Texto: Regiane Sá
Edição: Keizer Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010