Jovem Voltado para o Futuro: Formando Craques e Cidadãos

quarta-feira, 27 de março de 2013


Jogadores do Jovem Voltado para o Futuro posam para foto na Copinha ( Foto: Arquivo pessoal)  
                       
Mais importante que revelar craques, pois nem sempre surgem um Lionel Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar, a escolinha de futebol Jovem Voltado Para o Futuro se preocupa em formar o cidadão.  Com pouco mais de um ano de existência, o projeto ganha corpo no povoado central, município de Riachuelo. A escolinha que começou com 30 crianças, atualmente reúne cerca de 160 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 22 anos.

José Carlos Santos Filho é o nome de batismo do popular “Zé Carlos”, idealizador do projeto. Funcionário público decidiu investir no esporte para mudar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de Riachuelo. “A modalidade esportiva é uma grande ferramenta de transformação social, fazemos um trabalho diferenciado onde a formação do cidadão vem antes da formação do atleta”.

Os resultados esportivos do trabalho já começaram a surgir, a escolinha conquistou, no ano passado, dois títulos importantes nas categorias Sub-10 e Sub-13 pela Copinha de Riachuelo. A conquista em campo reforça a conquista já obtida nas salas de aula do município. Escolas municipais e estaduais alcançaram a meta prevista no Ideb nos anos de 2009, 2010 e 2011.
Luiz Mattos almeja chegar à Seleção Brasileira
 ( Foto: Facebook/Reprodução)


O estudante Luiz Mattos, de 15 anos, diz sentir-se feliz por ter encontrado uma escola onde aprende a jogar a bola, pois para ele, o tempo livre há muito que precisava ser ocupado. O garoto que almeja chegar à Seleção Brasileira é um admirador do volante Paulinho, do Corinthians, e o seu sonho, fora das quatro linhas, é o de ser engenheiro elétrico.

Danilo Santos, o Beto, conta que ouviu dos vizinhos sobre a existência do projeto “Jovem Voltado Para o Futuro” e logo o pai se dispôs a levá-lo à referida escola de futebol. “Ninguém nasceu sábio. Por isso, enquanto pequeno vou estudar e nos tempos livres praticar o esporte, pois o meu sonho é jogar futebol”, assegura o garoto que joga na posição de zagueiro central.

 A escolinha de futebol funciona às quartas e sextas-feiras no período vespertino, das 14 às 17horas. Aos sábados no período matutino, das 8 às 11horas.

Reportagem: Marília Castro
Edição: Luzia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010