Hemose desenvolve projetos para alcançar 120 doações diárias

terça-feira, 19 de março de 2013


Hemose não atinge meta de 2.500 doações mensais.
Foto: Ascom FSPH
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) não alcança as 120 doações diárias necessárias para o atendimento dos procedimentos cirúrgicos realizados diariamente na rede hospitalar, conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o Hemose coleta uma média diária de 80 bolsas de sangue. No primeiro bimestre deste ano, foram contabilizadas 4.500 doações de sangue, quando o ideal seria 5000, pois a meta é fechar o mês em 2.500 doações. 

Segundo a assistente social Jacinta Cardoso, o Hemose vai aplicar um conjunto de medidas para reverter essa situação e ampliar o número de doadores. Um dos projetos realizados é o ‘Doador do Futuro’, que são palestras ministradas no auditório do Hemocentro. “Durante o encontro é explicado às cinco etapas da doação de sangue – cadastro, pré-triagem, triagem clinica, coleta de sangue e lanche. Ao final, os participantes tiram dúvidas sobre o procedimento. Esse projeto visa educar e conscientizar os jovens para se tornarem doadores”, disse a assistente social.

Outra medida adotada é o ‘Serviço de Captação de Doadores’, que consiste na convocação de doadores cadastrados. Os voluntários são convocados por telefone. O doador que comparece tem prioridade no atendimento.

Outra forma de buscar novos doadores é a parceria com instituições públicas e privadas, associações e grupos de estudantes e amigos que solidários a necessidade do serviço compareceram para doar. Um exemplo, foi a doação realizada no sábado, dia 9, por um grupo de 30 torcedores do Vasco da Gama. Os torcedores do time carioca intitulada a ação como ‘Vascaíno é sangue bom’. A torcedora Leila Karine Paixão disse que sempre teve vontade de doar sangue, mas não conseguia se organizar. “A campanha foi o incentivo que faltava para vim até o Hemose ajudar com meu sangue. A partir de hoje vou seguir colaborando com o Hemose”, falou a vascaína. 

Doação
O cidadão interessado em doar deve estar atento para as condições necessárias no dia da doação de sangue. Dentre elas, ter entre 16 e 67 anos de idade, estar em bom estado de saúde, pesar mais de 50 quilos e comparecer ao serviço bem alimentado. Também é imprescindível a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo território nacional.

O Hemocentro de Sergipe está localizado na Avenida Tancredo Neves, bairro Capucho, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Os telefones para contato são (79) 3225-8000 e 3259-3174. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados das 8h às 12h. 

Vídeo
Assista ao vídeo “Doação de Sangue: o caminho do sangue” criado pelo Hospital Albert Einstein, para campanha de doação de sangue. Este vídeo é exibido no projeto ‘Doadores do Futuro’ realizado pelo Hemose.


Repórter: Suzanmelila Matos

Editor: Roberto Aguiar




Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010