Alunos tem dificuldades em lidar com o novo sistema do SIGAA

terça-feira, 19 de março de 2013

Erros e sistema confuso dificultam o acesso de docentes e discentes


(Página Principal do Sigaa/Foto: Jéssica Feitoza)


O Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um sistema informatizado, ainda em implantação, através do qual os alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) têm acesso a todos os recursos e informações relacionadas à sua vida acadêmica, desde notas e frequências até a interação com professores e outros alunos.

A partir do mês de maio, todos os serviços acadêmicos serão realizados pelo SIGAA. Segundo a coordenadora de sistemas do Centro de Processamento de Dados (CPD) e responsável pela implantação do SIGAA, Estela Pina, o objetivo é atender todas as demandas dos alunos em um único portal. “O sistema até então usado pelo Departamento de Administração Acadêmica (DAA), o DAA Online, já não estava suprindo com as demandas dos alunos e da Universidade em expansão”, explica a coordenadora.

Manifestações na ouvidoria


Mas como todo sistema novo, o Sigaa passa por alguns problemas. Ao encontrar problemas no uso do sistema, os usuários normalmente acionam a ouvidoria da Universidade. De acordo com o Ouvidor Geral da UFS, José Dias Firmo dos Santos, as manifestações feitas ao SIGAA são freqüentes e detém cerca de 25% de todas as manifestações feitas na ouvidoria.

A coordenadora Estela Pina disse ainda que, na maioria das vezes, pequenos problemas poderiam ser solucionados de uma maneira rápida, como não conseguir se cadastrar no site, por inconsistências em dados já existentes, números a mais no CPF, e-mails incorretos, dentre outros. “Só se deve ir à ouvidoria em casos extremos, como falta de atendimento ou quando o aluno tentou por pelo menos três vezes ajuda no sistema e não obteve sucesso”, destaca a coordenadora.

A coordenadora recomenda que o primeiro contato do aluno, antes de se dirigir à ouvidoria, seja com o Departamento de Administração Acadêmica ou com chefe do seu departamento, pois é a instância que está mais próxima do aluno e que realmente poderá informar se o problema é de fato um problema ou um simples erro técnico.

Problemas

(Os alunos tem dificuldades em acessar a página do portal / Foto: Jéssica Feitoza)


Os problemas que podem ser dirigidos ao CPD e em seguida à ouvidoria da UFS seriam notas erradas, datas incorretas, assim como matrículas e nomes que também estejam incorretos. No caso de erros técnicos, o aluno deve ligar para o telefone (079) 2105-6722 e registrar sua reclamação.

Texto e Imagens: Jéssica Feitoza
Edição: Rosely Silva 

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