Programações alternativas marcam os 158 anos de Aracaju

terça-feira, 26 de março de 2013

Grande público do evento Manisfesta: a arte abraça Aracaju                                            (Foto: Adson Santana)

Programações alternativas, como atividades esportivas e manifestações culturais, foram além do tradicional show promovido no dia do aniversário da cidade e marcaram as comemorações em Aracaju, que celebrou 158 anos no último dia 17 de março.

A jogadora de vôlei Roseane Monfort afirma que as competições esportivas realizadas no sábado (16) no Parque dos Cajueiros, estavam melhores do que esperava e destaca a importância de estimular o esporte. “É importante incentivar o esporte, pois desvia as pessoas de coisas ruins”, acredita. Já seu Josafá Alves, pai do jovem jogador de futebol Iuri, 9 anos, estava feliz com a oportunidade de ver o filho jogando. “É uma alegria ver meu filho jogando, é importante incentivá-lo”, diz.
Partida de vôlei                                       (Foto: Pedro Rocha)

Outro evento alternativo realizado em comemoração ao aniversário da cidade foi o “Manifesta – a arte abraça Aracaju”, que pretendia reunir diversas manifestações culturais sergipanas, como música, teatro e exibição de vídeos, e protestar contra a falta de apoio aos artistas da terra por parte das administrações públicas, tanto estadual quanto municipal. O evento foi organizado e bancado por verbas próprias pelo movimento “Serigy All Stars”, composto por um grande número de músicos locais.

O vocalista da banda Maria Scombona e um dos organizadores da manifestação, Henrique Teles, crê que o evento mostrou a coesão entre as bandas sergipanas e a disponibilidade delas para participar de outras festas, além de chamar a atenção do poder público e de patrocinadores. “Hoje a gente está aqui para fazer festa, o manifesto já acontece independente do aniversário de Aracaju, mas a gente juntou as duas coisas, esse é um grito da sociedade”, afirmou o músico.

Sobre a manifestação, o secretário municipal de Cultura, Nitinho Vitale, declarou que não é possível agradar a todas as tendências e que a atual gestão da Prefeitura de Aracaju tem dado oportunidade a artistas que nunca puderam participar de outros eventos anteriormente. No fim de semana, a prefeitura da cidade também promoveu uma série de eventos em homenagem aos 158 anos da capital sergipana, como um encontro cultural na Colina do bairro Santo Antônio, shows gospel e o show principal na praça do Mercados, no centro de Aracaju, tendo como atração principal a banda Calcinha Preta.

A divisão política entre Estado e Município contribuiu para a diversidade de comemorações na cidade. Segundo Maurício Pimentel, secretário Estadual de Esporte e Lazer - secretaria responsável pelo evento no Parque dos Cajueiros -,  é de extrema importância o poder público estadual também presentear Aracaju de alguma forma. “É um momento de festa para o nosso povo, Aracaju é a melhor cidade do Brasil”, declarou.


Texto: Pedro Rocha 
Edição: Adson Santana 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010