Sindicato Nacional dos Docentes Universitários (ANDES) não prevê greve para 2013

terça-feira, 26 de março de 2013

Após mais de 100 dias de greve na maioria das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) em 2012, não há previsão de nova greve este ano, segundo a Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), seção Sergipe. O principal ponto de divergência entre o sindicato e o governo é o Plano de Carreira que já começou a valer a partir deste mês.

As principais reivindicações dos professores das Instituições Federais (Ifes) giram em torno do plano de carreira, das condições de trabalho e da valorização salarial. Esses pontos foram destacados nos mais de 100 dias de paralisação das aulas. Eles estarão presentes na campanha de luta do Sindicato dos Docentes das Instituições do Ensino Superior (ANDES-SN), como consta nos documentos oriundos do 32º congresso do órgão realizado de 9 a 11 de Março de 2013, na cidade do Rio de Janeiro e que será intensificada e divulgada ainda nesse mês. 

A tática usada pela categoria se refere à atuação no Congresso Nacional e junto aos deputados de cada Estado. Estão previstas para os dias 6 e 7 de Abril, reuniões entre os docentes federais, a primeira após o congresso. O encontro servirá para discutir essas questões que são os temas mais frequentes na agenda sindical. Nos textos tornados públicos durante e após o congresso, o ANDES não faz menção a possibilidade de suspensão das aulas como forma de pressionar o governo a atender os anseios do sindicato, ressaltando como método a negociação com setores legisladores da administração pública federal. 


Posição do ADUFS

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS), afirma que a greve é determinada pelos professores em votação nas assembleias e não pelo sindicato. A última informação dada pelo sindicato que representa os docentes da UFS é de que não houve, durante o congresso, discussão sobre indicativo de greve e de que não há nenhum novo direcionamento do ANDES a respeito. 

Em dezembro do ano passado, a presidente Dilma sancionou o PL defendido pelo governo durante a greve e que foi aceito pela Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Proifes, órgão sindical que responde por 5% dos professores federais, sem acrescimento das emendas que o ANDES apresentou. 

O mês de Março foi indicado pelo ANDES como o prazo final para voltar a discutir a possibilidade de retorno à greve, porém é preciso aguardar o direcionamento do sindicato nacional. Além disso, o ADUFS acrescentou que no final de 2012 houve um encontro entre a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), da Câmara dos Deputados, e os representantes do ANDES para discutir Projeto de Lei nº 4368/2012 referente ao plano de carreira dos docentes.


Reportagem: Samara Pedral
Edição: Fernando Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010