Escola do interior do Estado é destaque a Nível Nacional

terça-feira, 26 de março de 2013


Conquista de medalhas na Olímpiada de Língua Portuguesa tem entusiasmado alunos e professores em escola do interior sergipano.

Foto: Whagner Alcantara

É no povoado São José da Caatinga em Japaratuba, a 54 km de Aracaju, que a Escola Municipal “Vereador João Prado” dá exemplos do esforço para vencer as barreiras encontradas no ensino público escolar. Graças ao excelente desempenho de cinco de seus alunos na Olímpiada de Língua Portuguesa, foram dois campeões e três medalhistas de bronze, a escola se prepara para mais uma edição.

Segundo o diretor Paulo Sérgio, a proposta agora é valorizar e descobrir possíveis talentos de cada aluno. “O estímulo que os alunos sentem em participar da Olímpiada é muito grande e fundamental”, explica o diretor. E foi o estímulo citado pelo diretor que um dos campões, o Elias dos Santos Marinho, diz ter sido o seu grande trunfo.

Aluno do 9º ano do ensino fundamental, Elias relata que sua preparação para a competição foi intensa. “Eu sempre gostei de escrever, por isso resolvi entrar na competição e lancei um texto para o meu professor de português, Luciano Acciole. Graças a Deus, o meu texto foi aprovado. Então passei a participar de várias oficinas de leitura e produção de texto aqui mesmo no povoado e a receber muitos elogios por causa do que eu escrevia isso me dava muita confiança”.
Foto: Whagner Alcântara

A escola que tem se destacado na Olimpíada de Língua Portuguesa alcançou a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) projetada para 2011 relativa a 8º. e 9º. Séries com 3,3 de nota. Mas, na quarta e quinta séries, a escola tem o pior IDEB da rede municipal de Japaratuba, apenas 3,2 de nota, como você pode ver clicando em << link http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=10754 >>

A olimpíada é uma ferramenta de melhoria da qualidade do ensino, pois vai além de um concurso, ela oferece propostas de formação dos educadores com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos, deste modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade. Para mais informações, vá até o site da olímpiada << link http://www.escrevendo.cenpec.org.br/ >>
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010