Disciplina de Dança é destaque em Colégio de Aplicação em 2013

terça-feira, 26 de março de 2013


Ela inova as aulas de educação física com a dança e contribui para a formação sócia cultural dos alunos.




O colégio de Aplicação (CODAP) preserva o trabalho da educação física como uma disciplina, onde o esporte deve ser entendido com um amplo sentido, mantendo sempre uma relação de educação e desenvolvimento com o aluno e a escola. As práticas esportivas ofertadas pelo colégio, ajuda aos alunos a entenderem o significado do que é “educação física”. Ela ajuda na educação do corpo, da dinâmica e da mecânica do corpo em interação dos espaços do ambiente.

Dentro desse contexto, tais brincadeiras acabam assemelhando-se com práticas esportivas convencionais, dessa forma é criada uma discussão sobre a as práticas de educação física. Na disciplina de educação física é realizada diversas atividades, não necessariamente escolinhas de esporte, como por exemplo, times de futsal, vôlei e basquete.

A disciplina de educação física tem perdido o sentido na maioria das escolas”, afirmou o diretor do Colégio de Aplicação, Nemésio Augusto Silva. Para o diretor, em grande parte das escolas os professores estão visando apenas às competições para que as suas escolas ganhem nome e destaque no estado; a escola campeã dos jogos da primavera, a escola campeã dos jogos do governo do estado. Nemésio ainda pondera que o sentido da educação física não é esse, o sentido deveria estar centrado no se descobrir, o seu corpo, suas potencialidades e desenvolver de forma sadia os esportes. Ele conclui dizendo que “Para jogar basquete não é preciso ser um M. Jordan, para jogar futebol, um Pelé”.

Representatividade do colégio em campeonatos esportivos no estado
Quando o colégio monta as escolinhas de esportes, que é uma interação do colégio com os alunos do departamento de educação física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), os alunos da graduação realizam os seus estágios, assim há a formação de times.

A primeira ideia é passar o conceito dessas práticas- o futsal, como ele se dissemina na cultura brasileira. Em 2012 o CODAP, participou dos jogos das escolas públicas, depois sendo classificado para os jogos da primavera. Não há na escola a obrigatoriedade de participar de jogos, pois o maior foco do colégio é de formar os alunos como cidadão e os auxiliar na prática da educação física.

A Dança é a grande novidade nas aulas de educação física

Alunos do curso de Educação Física da UFS, realizam estágios sob orientação da professora de educação física do nosso colégio. Essas aulas fazem parte da grade curricular da escola. Quando a escola desenvolve o seu curriculum da educação física, naquilo que se trata das práticas esportivas, da relação da intercultura entre as tradições culturais e o esporte, é formado dentro da atividade das modalidades de uma visão diferente do que é a educação física. As danças, por exemplo, da cultura afro-brasileira, dentro dela encontramos componentes de práticas esportivas, como a capoeira.

O Trabalho da dança é realizado com alunos do 8º e 9º ano, mostrando as diversidades da cultura musical brasileira. As aulas deram início com a música da década de 60,70 e 80, mostrando como foi o processo da música no Brasil. No processo de aprendizado são destacadas músicas e os períodos que mais foram importantes para o país. Com isso é promovido uma integração de alunos, pais e professores. As danças são elaboradas de uma forma em que todos os alunos possam interagir melhor nas aulas.

Eu me surpreendi com o modo como eles reagiram, pois muitos meninos não queriam dançar e no final todos acabaram participando e criando seus grupos de dança. Nós temos certa dificuldade por que são crianças e jovens, mas no geral é um trabalho maravilhoso como a arte surgiu na prática. Eles aprendem mais e gostam desta forma”, ressaltou Marisa Alves Guimarães Orientadora e professora de Educação Física do Colégio de Aplicação

O Projeto faz parte de um estágio da disciplina de dança II, um estágio obrigatório que o curso de dança licenciatura realiza com os alunos. Em consenso entre os estagiários, foi escolhido trabalhar com danças do Brasil, dividindo essas danças em regiões; norte, nordeste, sul, sul deste e centro-oeste, onde é aplicada inicialmente a parte tradicional que é todo o estilo da dança brasileira, como ela de fato se constitui e depois optou-se por uma releitura. “Como vivemos em uma sociedade mais contemporânea, resolvemos fazer com eles recriassem a partir do tradicional a própria dança, o próprio estilo na dança tradicional” Margarida Maria Oliveira Conceição Idealizadora do projeto de dança, aluna do curso de dança.

O projeto começou no início de janeiro de 2013 e vai até o final de março. O objetivo de levar a dança para escola é proporcionar uma forma de conhecimento diferente, um fazer cognitivo, pois a dança proporciona além de uma sociabilidade com o outro, busca o entendimento do corpo consigo mesmo, dando possibilidades aos alunos futuramente trabalhar em áreas artísticas, culturais e afins.
Repórter: Silas Brito
Editora: Roseli Silva

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