Ela inova as aulas de educação física com a dança e contribui para a formação sócia cultural dos alunos.
O
colégio de Aplicação (CODAP) preserva o trabalho da educação
física como uma disciplina, onde o esporte deve ser entendido com um
amplo sentido, mantendo sempre uma relação de educação e
desenvolvimento com o aluno e a escola. As práticas esportivas
ofertadas pelo colégio, ajuda aos alunos a entenderem o significado
do que é “educação física”. Ela ajuda na educação do corpo,
da dinâmica e da mecânica do corpo em interação dos espaços do
ambiente.
Dentro
desse contexto, tais brincadeiras acabam assemelhando-se com práticas
esportivas convencionais, dessa forma é criada uma discussão sobre
a as práticas de educação física. Na
disciplina de educação física é realizada diversas atividades,
não necessariamente escolinhas de esporte, como por exemplo, times
de futsal, vôlei e basquete.
“A
disciplina de educação física tem perdido o sentido na maioria das
escolas”, afirmou o diretor do Colégio de Aplicação, Nemésio
Augusto Silva. Para o diretor, em grande parte das escolas os
professores estão visando apenas às competições para que as suas
escolas ganhem nome e destaque no estado; a escola campeã dos jogos
da primavera, a escola campeã dos jogos do governo do estado.
Nemésio ainda pondera que o sentido da educação física não é
esse, o sentido deveria estar centrado no se descobrir, o seu corpo,
suas potencialidades e desenvolver de forma sadia os esportes. Ele
conclui dizendo que “Para jogar basquete não é preciso ser um M.
Jordan, para jogar futebol, um Pelé”.
Representatividade
do colégio em campeonatos esportivos no estado
Quando
o colégio monta as escolinhas de esportes, que é uma interação do
colégio com os alunos do departamento de educação física da
Universidade Federal de Sergipe (UFS), os alunos da graduação
realizam os seus estágios, assim há a formação de times.
A
primeira ideia é passar o conceito dessas práticas- o futsal, como
ele se dissemina na cultura brasileira. Em 2012 o CODAP, participou
dos jogos das escolas públicas, depois sendo classificado para os
jogos da primavera. Não há na escola a obrigatoriedade de
participar de jogos, pois o maior foco do colégio é de formar os
alunos como cidadão e os auxiliar na prática da educação física.
A
Dança é a grande novidade nas aulas de educação física
Alunos
do curso de Educação Física da UFS, realizam estágios sob
orientação da professora de educação física do nosso colégio.
Essas aulas fazem parte da grade curricular da escola. Quando a
escola desenvolve o seu curriculum da educação física, naquilo que
se trata das práticas esportivas, da relação da intercultura entre
as tradições culturais e o esporte, é formado dentro da atividade
das modalidades de uma visão diferente do que é a educação
física. As danças, por exemplo, da cultura afro-brasileira, dentro
dela encontramos componentes de práticas esportivas, como a
capoeira.
O
Trabalho da dança é realizado com alunos do 8º e 9º ano,
mostrando as diversidades da cultura musical brasileira. As aulas
deram início com a música da década de 60,70 e 80, mostrando como
foi o processo da música no Brasil. No processo de aprendizado são
destacadas músicas e os períodos que mais foram importantes para o
país. Com isso é promovido uma integração de alunos, pais e
professores. As danças são elaboradas de uma forma em que todos os
alunos possam interagir melhor nas aulas.
“Eu
me surpreendi com o modo como eles reagiram, pois muitos meninos não
queriam dançar e no final todos acabaram participando e criando seus
grupos de dança. Nós temos certa dificuldade por que são crianças
e jovens, mas no geral é um trabalho maravilhoso como a arte surgiu
na prática. Eles aprendem mais e gostam desta forma”, ressaltou
Marisa Alves Guimarães Orientadora e professora de Educação Física
do Colégio de Aplicação
O
Projeto faz parte de um estágio da disciplina de dança II, um
estágio obrigatório que o curso de dança licenciatura realiza com
os alunos. Em consenso entre os estagiários, foi escolhido trabalhar
com danças do Brasil, dividindo essas danças em regiões; norte,
nordeste, sul, sul deste e centro-oeste, onde é aplicada inicialmente a parte tradicional que é todo o estilo da dança brasileira, como
ela de fato se constitui e depois optou-se por uma releitura. “Como
vivemos em uma sociedade mais contemporânea, resolvemos fazer com
eles recriassem a partir do tradicional a própria dança, o próprio
estilo na dança tradicional” Margarida Maria Oliveira Conceição
Idealizadora do projeto de dança, aluna do curso de dança.
O
projeto começou no início de janeiro de 2013 e vai até o final de
março. O objetivo de levar a dança para escola é proporcionar uma
forma de conhecimento diferente, um fazer cognitivo, pois a dança
proporciona além de uma sociabilidade com o outro, busca o
entendimento do corpo consigo mesmo, dando possibilidades aos alunos
futuramente trabalhar em áreas artísticas, culturais e afins.
Repórter: Silas Brito
Editora: Roseli Silva
Repórter: Silas Brito
Editora: Roseli Silva
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