Ovos de chocolate caseiros: forma de economizar na Páscoa

terça-feira, 26 de março de 2013



Ovos de Páscoa já estão disponíveis em supermercados                                                                           (Foto: Regiane Sá)

Os ovos industrializados são campeões de vendas na Páscoa, entretanto com preços que sobem todo ano, eles estão cada vez menos cabendo no bolso do consumidor.  Nos dois últimos anos, o preço subiu 19,78% de acordo com  o Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Contrapondo-se a essa tendência, o mercado de ovos caseiros têm se mostrado altamente rentável para os produtores e consumidores, além de ter valores bastante inferiores.

A produção caseira cresce a cada ano. Sílvia Dórea, artesã de chocolate, afirma que já comprou mais de 200 kilos da matéria-prima só nessa Páscoa e pretende comprar ainda mais, pois os pedidos continuam chegando. "Sou muito procurada por escolas, empresas e tenho muito clientes fiéis, que só compram meu chocolate há anos", conta. É o mesmo caso da colega de profissão, Giselle Vidal, que já atendeu mais de 30 pedidos só neste mês. "Na Páscoa, a procura chega ao máximo não só por causa da data, mas também porque parece que acontecem mais aniversários nessa época", brinca. 

O preço varia bastante, porém quase sempre custa menos que o industrializado (Confira infográfico ao lado).  Mais ainda, Sílvia afirma que existem outros benefícios em consumir esse chocolate além do preço. "É um pouco mais barato e mais saudável, porque o brigadeiro é novo, feito na hora e não possui conservantes", explica. O grande diferencial, na opinião de Giselle, está no fato de ovos virem com recheio. "Os ovos de supermercado vêm, no máximo, com um ovinho dentro, já o meu tem recheio e ovinhos recheados dentro também", nota.

A matéria-prima dos ovos caseiros é o chocolate industrializado derretido e moldado ao gosto do produtor, entretanto o recheio, que pode ser de brigadeiro ou de frutas, é produzido na hora, quase sempre com frutas frescas e sem a utilização de conservantes nocivos à saúde. Sílvia explica que, diferentes dos ovos industrializados, que têm a validade longa, o caseiro dura, no máximo, 15 dias na geladeira.

Gosto

(Foto: Arquivo Pessoal)
Contudo, muitas pessoas ainda possuem resistência em consumir o chocolate caseiro por conta do gosto. "Ele possui uma fama muito ruim", conta Sílvia. A jornalista Thamires Nunes, por exemplo, não consume esse tipo de chocolate. "O gosto é diferente, não parece chocolate, fica muito doce. Eu conheço pessoas que fazem, já experimentei e não gostei",  diz. Para Giselle, esse problema acontece por conta do mau uso da matéria-prima. "Tem gente que compra material ruim, chocolate primário de marcas duvidosas que vem com a gordura hidrogenada. Algumas pessoas adicionam gordura vegetal para fazer render", esclarece.

Já a estudante de Direito, Natália Fortes, conta que aprecia bastante. "O chocolate caseiro tem um gosto diferente do normal. São muito gostosos, principalmente os que são recheados, como trufas", afirma. Sílvia explica que é uma questão de costume, pois muitas pessoas não têm o hábito de consumir o chocolate caseiro. "As pessoas que vão conhecendo normalmente gostam e viram clientes", declarou. 



Texto: Gabriela de la Vega
Edição: Ruhan Victor Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010