A
prefeitura de Aracaju tem projetos de reforma e ampliação da malha
cicloviária da capital visando melhorias na situação do trânsito
na cidade. Estes projetos serão realizados de forma gradativa, em
três etapas. Na primeira etapa do projeto, a ciclovia ligando a
avenida Beira-Mar à Delmiro Gouveia terá como ponto final a Orla de
Atalaia. Para ligar estas duas avenidas será necessária a
construção de uma estrutura metálica para sustentar a ciclovia. A
estrutura é de baixo custo e a previsão de conclusão da obra é de
até três meses. As obras ainda não foram iniciadas.
Ciclista trafega por ciclovia da Av. Beira-Mar (Foto: Caio Rodrigues)
|
A
segunda etapa será a construção de uma ciclovia partindo da Orla
até o Mosqueiro. A terceira e última etapa será a construção de
mais uma ciclovia que se estenderá até o Centro de Aracaju, onde
também será construído um bicicletário, local onde as pessoas
poderão deixar suas bicicletas com segurança. O objetivo destas
obras, segundo a Prefeitura, é de principalmente facilitar o
trânsito na cidade, além de viabilizar um sistema mais sustentável
de transporte.
Trecho da ciclovia da Av. Augusto Franco (Foto:Caio Rodrigues) |
Hoje, são 243.843 veículos circulando por Aracaju, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de fevereiro deste ano. Juntando estes dados à atual estrutura física da capital sergipana, resulta num trânsito cada vez mais caótico, nos horários de pico, e num número crescente de acidentes.
Aracaju
conta hoje com mais de 70km de ciclovias, segundo a
Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Smtt), o
que torna a nossa capital a cidade com a maior malha cicloviária do
Nordeste e a terceira de todo o país em relação a quantidade de
habitantes.
Texto : Caio Rodrigues
Edição: Marília Castro
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