Aracaju sobre duas rodas: Prefeitura implanta projetos para a ampliação de ciclovias

terça-feira, 9 de abril de 2013



A prefeitura de Aracaju tem projetos de reforma e ampliação da malha cicloviária da capital visando melhorias na situação do trânsito na cidade. Estes projetos serão realizados de forma gradativa, em três etapas. Na primeira etapa do projeto, a ciclovia ligando a avenida Beira-Mar à Delmiro Gouveia terá como ponto final a Orla de Atalaia. Para ligar estas duas avenidas será necessária a construção de uma estrutura metálica para sustentar a ciclovia. A estrutura é de baixo custo e a previsão de conclusão da obra é de até três meses. As obras ainda não foram iniciadas. 
Ciclista trafega por ciclovia da Av.  Beira-Mar (Foto: Caio Rodrigues)
 A segunda etapa será a construção de uma ciclovia partindo da Orla até o Mosqueiro. A terceira e última etapa será a construção de mais uma ciclovia que se estenderá até o Centro de Aracaju, onde também será construído um bicicletário, local onde as pessoas poderão deixar suas bicicletas com segurança. O objetivo destas obras, segundo a Prefeitura, é de principalmente facilitar o trânsito na cidade, além de viabilizar um sistema mais sustentável de transporte.

Trecho da ciclovia da Av. Augusto Franco (Foto:Caio Rodrigues)

Hoje, são 243.843 veículos circulando por Aracaju, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de fevereiro deste ano. Juntando estes dados à atual estrutura física da capital sergipana, resulta num trânsito cada vez mais caótico, nos horários de pico, e num número crescente de acidentes.

Aracaju conta hoje com mais de 70km de ciclovias, segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Smtt), o que torna a nossa capital a cidade com a maior malha cicloviária do Nordeste e a terceira de todo o país em relação a quantidade de habitantes.   

Texto : Caio Rodrigues 
Edição: Marília Castro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010