Emsurb adota medidas para garantir funcionamento do Mercado Central de Aracaju

terça-feira, 9 de abril de 2013

Setor de pescados do Mercado Municipal Albano Franco

O Ministério Público Estadual (MPE), via a Promotoria de Justiça da Defesa do Consumidor e Serviços de Relevância Pública, ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo a imediata suspensão das atividades comerciais e consequente interdição do Mercado Municipal Albano Franco. Nos autos do Inquérito Civil, foram anexados laudos de vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) e Vigilância Sanitária Municipal que atestam, reiteradamente, as condições inadequadas para o comércio de alimentos, bem como a ausência de projetos preventivos de combate a incêndio e pânico e de proteção contra descargas atmosféricas, nos locais vistoriados.

A Ação Civil Pública ainda não foi julgada. Porém, a prefeitura iniciou a aplicação de um plano de obras, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que visa resolver os problemas apontados pelo MP com o intuito de que o mercado continue funcionando dentro das normas legais. As medidas adotas estão sendo debatidas com os comerciantes em reuniões com a Diretoria de Espaços Públicos para que possam expor sugestões e recebam orientações sobre as medidas a serem tomadas frente às readequações dos mercados.

“A Emsurb está realizando reuniões com cada setor de comerciantes do mercado. Vamos acompanhar as obras. Essa situação é reflexo de um abandono do mercado por parte do poder público. É necessário também uma campanha educativa que conscientize também os comerciantes sobre o seu papel, como podem ajudar e contribuir para que o mercado continue aberto. Infelizmente, muitos feirantes não ajudam, mas o maior prejudicado com o fechamento do mercado somos nós”, afirmou Dorgival Oliveira, comerciante do setor de roupas e ex-presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Albano Franco (ACOMAF).

Medidas
Em nota enviada ao Contexto, a Emsurb afirma que os frequentadores do Mercado Municipal Albano Franco vêm percebendo as mudanças adotadas pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), com o intuito de garantir a segurança e o bem-estar de vendedores e consumidores. “Os gestores da Emsurb realizam constantes vistorias no espaço e acompanham as adequações. A segurança no local já foi intensificada pela Guarda Municipal. As vigas metálicas que sofreram corrosão já estão sendo substituídas. Contêineres de refrigeração e congelamento foram providenciados para armazenar as mercadorias dos feirantes enquanto é feita licitação para readequação das câmaras frias. A limpeza e a dedetização foram intensificadas em todo o mercado”.

Vendedora de pescados, Zenaide de Moraes,
entusiasmada com as medidas aplicadas pela Emsurb
Para a feirante de pescados, Zenaide de Moraes, as medidas adotadas são positivas. “Ainda este mês, vamos passar por uma reforma aqui no nosso setor. Os boxes serão afastados, teremos uma bancada nova, tubulação apropriada para escoar direto para o esgoto. Todas as segundas-feiras o mercado está sendo fechado para limpeza, isso não existia. A Vigilância Sanitária está realizando vistorias diárias. Todos os vendedores são obrigados a usar luvas, botas, toucas, caso não use esses equipamentos serão multados. Não há mais concentração de lixo em frente aos boxes. Esses medidas estão garantindo até melhorias nas mercadorias”, disse a comerciante.

O feirante de hortifruti, Gilson da Paixão, aprova as medidas adotadas pela Emsurb, porém, questiona o fechamento geral do mercado para limpeza às segundas-feiras. “Nós temos compromisso financeiro, fornecedores a pagar, se o mercado fecha um dia inteiro o prejuízo é enorme. Semana passada joguei fora quatro caixas de frutas”, lamentou o feirante.

Gilson da Paixão apoia as medidas da Emsurb, mas questiona
o fechamento do mercado às segunda-ferias
De acordo com ele, o mercado deveria ser fechado para limpeza e dedetização aos domingos à tarde ou às segundas-feiras depois das 15h. “Muito ruim fechar todo inicio da semana. O fechamento desestrutura o nosso serviço. O freguês vem e encontra o mercado fechado, ele não volta no dia seguinte. Meu faturamento caiu pela metade no dia após o fechamento. Apoiamos as medidas, mas vamos debater a mudança de data para limpeza e dedetização. Vou colocar isso na próxima reunião com a Emsurb”.

A Emsurb informou em nota que a dedetização e desratização estão sendo realizadas aos domingos. Às segundas-feiras estão sendo realizadas as lavagens dos setores, incluindo a higienização interna das bancas, cuja responsabilidade é dos feirantes, mas que neste momento recebem o auxílio dos agentes de limpeza. Ao todo, são 36 profissionais envolvidos na limpeza e higienização do mercado. A periodicidade da ação e os dias em que será executada serão decididos após análise dos resultados da limpeza.

Ainda em nota, a Emsurb frisou que “as medidas visam a readequação dos mercados nas diretrizes de higiene e segurança alimentar da Vigilância Sanitária, apontadas pelo Ministério Público Estadual, sempre com o objetivo de proporcionar segurança, bem-estar e conforto a todos que frequentam os mercados, consumidores, comerciantes e funcionários”.

Julgamento da Ação Civil Pública
A justiça ainda não determinou um prazo para o julgamento da Ação Civil Pública que requer a suspensão das atividades comerciais e interdição do Mercado Municipal Albano Franco. Enquanto isso, a Prefeitura segue aplicando seu plano de reestruturação do mercado, visando garantir o funcionamento.

Porém, outros problemas seguem sem resolução, como é o caso da venda de animais vivos fora dos padrões, conforme atestou a ADEMA. No inquérito, o órgão afirma que o mercado funciona sem Licença Ambiental e desatende à Resolução CONAMA nº 237/97 quanto à venda de animais vivos em condições e instalações inadequadas. Assim, o Ação Civil Pública exige que a prefeitura tome às medidas necessárias para sanar as irregularidades para que o local esteja apto a funcionar, dentro dos padrões e legislação pertinentes.


Repórter: Roberto Aguiar
Editor: Suzanmelila Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010