Uma ótima maneira de relaxar, melhorar o equilíbrio e a coordenação. O Método Pilates é uma técnica de exercício não aeróbico e suave que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora. Um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo.
Exercícios de Pilates |
![]() |
Jader Pereira Neto |
Com influências do yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos, o método Pilates foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates usando o princípio de “mente sã e corpo são”, dividido em seis partes básicas: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. “Esses princípios básicos devem ser utilizados em qualquer exercício de Pilates. Com aparelhos ou no método solo, a base parte desses princípios”, diz Jader Pereira de Farias Neto, fisioterapeuta e professor universitário.
De acordo com o Professor, o uso do Pilates tem três ramificações: é utilizado no ballet, na academia e na fisioterapia. “O Pilates para bailarinos serve para prevenir lesões e como forma de dança e arte. Já os Educadores Físicos utilizam o método para trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo”.
Na fisioterapia
A fisioterapia englobou essa novidade como forma de tratamento. A prática se distingue de outras atividades físicas e funciona como utensílio de reabilitação por dar ênfase a muitos princípios importantes em um trabalho terapêutico. “A prevenção de problemas de coluna, melhora de postura, dores ou qualquer peculiaridade que o paciente possa apresentar, mas não num quadro agudo, são benefícios que o Pilates traz. Assim como trata uma gama de patologias com o método associado ou não a outras técnicas da fisioterapia”, explica o professor.
Exercícios de Pilates |
No ballet
No ballet, o Pilates é particularmente benéfico por fortalecer os músculos abdominais internos e criar uma forma corporal aerodinâmica, ou seja, é possível alongar e desenvolver os músculos sem os aumentar o volume. Além de ajudar no treinamento dos bailarinos como um conjunto de exercícios que usa a mente e o corpo, o Pilates pode ser utilizado no processo de reabilitação de lesões. Qualquer dançarino pode se beneficiar da prática, haja vista que, se praticado de forma regular, o Pilates garante toda a força do corpo, músculos e a flexibilidade necessária para melhorar a habilidade na dança.
Na Educação Física
Ana Martha Teles |
Para a educadora física especializada em Pilates, Ana Martha Teles Medeiros, essa prática na Educação Física é um método inovador por trabalhar com tantos princípios importantes de uma só vez. “Se o cliente vem procurando emagrecer, nós juntamos o Pilates e a aeróbica agregando outras atividades específicas para o objetivo do cliente, o resultado será maravilhoso”, explica.
Seja para adquirir mais resistência, flexibilidade, manter o corpo em harmonia, ou algum outro dos tantos benefícios que o Pilates traz, é necessário seguir os princípios básicos de “mante sã, corpo são”. É por este motivo que na maioria das vezes, os clientes procuram o método através de indicação médica. “Os clientes hoje em dia vem com a prescrição médica, já se vê que os médicos estão trabalhando em parceria com o Pilates cada vez mais”, conta Ana Martha.
Qualquer pessoa que queira melhorar a aptidão física geral, a postura e a aparência pode se beneficiar com essa prática. Como a educadora física pontua, “o Pilates ainda tem muito a crescer porque é uma atividade inovadora, segura, personalizada e diferenciada. O cliente se sente mais seguro porque a resposta é mais rápida”. Os praticantes podem também adaptar os exercícios a suas necessidades cotidianas ou semanais, por isso, além dos encaminhamentos médicos, “hoje a pessoa já procura por si só porque já conhece em virtude da disseminação do método pela mídia”, como afirma Jader Pereira.
![]() |
Aparelhos de Pilates |
Reportagem: Lohan Montes
Fotos: Lohan Montes
Edição: Adler Berbert
Nenhum comentário:
Postar um comentário