Músico sergipano Igor Mangueira lança seu primeiro álbum

terça-feira, 25 de maio de 2010

Em 1968, o diretor americano Stanley Kubrick levou aos cinemas da época o filme de ficção científica “2001: Uma Odisséia No Espaço”. Ganhador do Oscar de Melhores Efeitos Especiais, a película faz o relato acerca de um enigmático monólito e as tentativas de desvendar suas funções, empreitada essa realizada tanto por seres primitivos ainda na pré-história quanto por uma equipe de astronautas a bordo da nave Discovery, comandada pelo computador HAL 9000.

Quarenta e dois anos depois, o músico sergipano Igor Mangueira lança seu CD intitulado “2010: Uma Odisséia no Myspace”, uma referência direta ao filme. O disco conta com dezesseis canções próprias, inspiradas na música popular brasileira e suas mais diversas ramificações, que vão desde o samba e o maracatu até ao pop e o rock.

“Em 2007 lancei algumas versões de sucessos populares e, estrategicamente, coloquei algumas canções minhas entre esses sucessos. Para a minha surpresa, minhas músicas conseguiram chamar a atenção de quem ouviu os trabalhos. Senti então a necessidade de imprimir um arranjo maior e mais diversificado para as minhas composições”, comenta o artista.

A partir dessa necessidade, em Outubro de 2009 o músico de 28 anos de idade caminhou pelas ruas de Aracaju à procura de um estúdio de gravação e de uma banda. Foi quando encontrou Palito, responsável por um estúdio próximo à Catedral Metropolitana e os instrumentistas Elias (bateria), Roni (baixo), Evandro (guitarra), Boca (teclado), Stênio (acordeão) e Pequeno (percussão). No entanto, devido a problemas diversos, o CD demorou seis meses para ser concluído, para então ficar pronto este ano.

Sobre a alusão ao filme do Stanley Kubrick e à rede virtual Myspace, Igor explica: “Vejo o CD como um filme, como uma história que estou contando da primeira à última faixa. Todas as faixas estão ligadas e dialogam entre si. Mas quando eu falo em Myspace, além da rede, eu estou falando de meu espaço também: minha cidade, meu estado, meus amigos, meu trabalho, minha história”.
O lançamento oficial do disco ainda está para acontecer, mas algumas das canções presentes no CD já podem ser ouvidas no Myspace do artista. “A internet pode contribuir para a promoção de obras culturais de várias formas. A internet é um universo virtual. É uma ferramenta que dá a possibilidade de ser ouvido e conhecido por qualquer pessoa de qualquer lugar do planeta”, comenta Igor sobre o papel das ferramentas virtuais em seu trabalho.

Em relação ao incentivo dado à música sergipana, Igor, que atua de forma independente, acredita que ela tem que sobreviver sem necessitar do apoio de instituições públicas ou privadas. "Tenho esperanças que os artistas sergipanos possam encontrar uma fórmula em que eles não fiquem nem como reféns, nem como mendigos”, desabafa.

Inspirações

Na página do seu Myspace, o artista cita influências musicais diversas, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Jorge Ben, Beatles, Nirvana, Legião Urbana, Tom Zé e Zeca Baleiro. No entanto, o disco remete a outros universos culturais além do cinema e da música, como o da literatura e a filosofia.

Por exemplo, a música “Quero Voltar pra Aracaju” , possui trechos inspirados no livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso” do escritor Deepak Chopra. Já em “Esperando por Hugo”, há uma citação do filósofo alemão Karl Marx. “Os temas das músicas são pessoais, mas também universais: amor, dinheiro, salário, família, sexo, religião. "Mas nem tudo que eu falo eu vivi. Muita coisa eu sonhei, imaginei. Então o ‘eu’ é um ‘eu poético’. Pode ser você ou ele ou alguém que já foi ou virá de um outro planeta”, afirma.

O músico se apresenta todas as sextas-feiras no Restaurante Caçarola, localizado no primeiro andar do Mercado, em horário de almoço. Quando não está atuando como músico, Igor Mangueira trabalha na Rádio da Universidade Federal de Sergipe. Local onde desempenha atividades relacionadas à locução, produção, roteirização, entre outras.

Saiba mais!

www.myspace.com/igormangueira
www.palcomp3.com.br/igormangueira
http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/igor_mangueira

Por Rafael Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010