Área imprópria para banho, o alerta é dado devido ao altos índices de coliformes fécais encontrado em praias de Aracaju. Segundo Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema) a área que abrange desde a Coroa do meio até a rodovia dos Náufragos está contaminada. Acredita-se que o fenômeno aconteceu por que as chuvas de abril de 2010 contribuíram para aumentar os índices da poluição causada por escoamentos de esgoto inadequados.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Adema 24 placas foram colocadas em toda a extensão litorânea da capital, do ponto da Orlinha até a praia dos Náufragos, alertando sobre a condição de balneabilidade, além de 50 adesivos de alerta foram produzidos e colados nos bares da orla. Técnicos das ADEMA detectaram elevado índice elevado de coliformes fecais nas praias entre o trecho da Coroa do meio até a rodovia dos Náufragos.
As causas estão sendo investigadas, mas acredita-se que as chuvas constantes registradas no mês de abril, tenha contribuído para o elevado nível de coliformes fecais . Uma análise da água revelou que o número é 7.000 para por 100 ml quando o tolerável é de 1.000 coliformes por 100 ml. “O grande volume de chuvas, que chega contaminado, associado a precariedade no saneamento básico foi o grande responsável pelo problema”, explicou o Secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes. A poluição dos rios que levam dejetos ás praias também é uma das causas para o problema detectado pela ADEMA.
Grande parte do esgoto doméstico é despejado diretamente em rios e córregos que vão desaguar no mar. É por isso que praias próximas da foz de rios e córregos ou de estuários geralmente são poluídas. É evidente que relacionar a quantidades de chuvas com a poluição das praia é querer minimizar o problemas. A zona de expansão de Aracaju , região onde ocorreu grande parte do problema é exemplo disso. Nesta região ainda existe um saneamento básico adequado e é visível o esgoto sendo derramado no mar, deixando um rastro escuro e fétido pela areia da praia.
O problema do esgoto doméstico sem tratamento é uma realidade nacional e de difícil solução em curto prazo. É preciso que os cidadãos locais e os ministérios públicos – Estadual e Federal – se unam para exigir de nossos governos e órgãos ambientais, quase sempre ineficientes e relapsos ,no quesito meio ambiente , que comecem desde já a trabalhar para mudar esse cenário deplorável . Apenas colocar placas de aviso “Praia imprópria para banho” é muito pouco para resolver o problema da poluição.
Por: Ivo Jeremias
(ivo_jeremias@hotmail.com)
Você está em: Home » Meio Ambiente » Praias de Aracaju são impróprias ao banho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário