Um computador por Aluno chega à Barra dos Coqueiros

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desenvolvido pelo Ministério da Educação e Casa Civil o programa 'Um Computador por Aluno' (UCA) visa à promoção de inclusão de ferramentas digitais no processo de educação. Em Sergipe, a implantação do UCA começou pela Barra dos Coqueiros – município que se encaixa no limite da população educacional pública estabelecido pelo MEC, de até 3 mil.

A efetivação do projeto demanda de uma parceria entre secretaria de educação do estado, governo federal e escola. O UCA consiste na distribuição de notebooks para alunos e professores e, além disso, também garante a estrutura física mínima para o uso dos equipamentos e a capacitação dos profissionais da educação para o uso correto do computador. São beneficiados todos os educadores e o alunado do ensino fundamental das escolas participantes.

Ao longo desta semana os professores recebem treinamento técnico através de curso promovido pelo MEC com o auxílio das universidades federais de Sergipe e do Rio Grande do Sul, sendo conduzido e orientado pela Secretaria do Estado da Educação (SEED). De acordo com o coordenador do programa, Everton Siqueira, a ideia é fazer com que os cursistas se familiarizem com as novas tecnologias.

Outras questões

Segundo informações, é crucial que sejam pensados mecanismos de inclusão tecnológica atrelados ao ensino e sua melhoria. Professores devem ser capacitados e estudantes orientados para trabalhar com pesquisas e demais atividades que sejam elementos fortificadores da educação pública. O curso realizado pela SEED até agora não foi propositivo quanto a essa questão e ao que parece o seu teor é técnico; nas semanas seguintes as aulas serão à distância.

O professor Roberto Silva, diretor de comunicação do Sindicato dos trabalhadores em Educação de Sergipe – SINTESE, avalia a iniciativa como positiva, mas reafirma a necessidade de se pensar formação pedagógica dos professores. “O projeto é importante, mas o instrumento pode ser mal utilizado caso não seja feito um preparo correto”, pondera.

Em declarações dadas à imprensa no primeiro dia do curso, na manhã da última segunda-feira (16), José Fernandes Lima, secretário estadual da educação e membro do Fórum Nacional de Educação, falou da perspectiva de expansão. Segundo ele, o projeto beneficiará não somente a comunidade escolar, mas também a população, já que há a intenção de instalação de várias antenas para acesso à internet por toda a cidade da Barra dos Coqueiros.

A expectativa é de que consolidado o projeto, haja avanços na educação fundamental e que o programa (ainda em caráter experimental) possa atingir outras escolas nos mais diversos municípios. Sandra Silva, professora do município da Barra, esclarece algumas dúvidas pertinentes e pontua algumas críticas.

Para a professora faltou informação à categoria sobre os cursos que a Secretaria de Educação está promovendo. Explicou também que alunos da educação básica não entraram no público-alvo por uma escolha da equipe pedagógica da SEED, mas que os professores dessas séries receberão os portáteis. E por fim, comentou sobre o termo de ajustamento de conduta que deve ser assinado pelos pais dos estudantes incluídos no programa – o termo estabelece os princípios do uso do equipamento eletrônico.

Quer saber mais: http://www.inclusaodigital.gov.br/



Por Barbara Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010